Anúncio

Salada Caprese: 5 minutos e está pronta; veja como é fácil fazer

Anúncio


A salada Caprese é famosa e parte integrante dos cardápios italianos. De fato, as cores da salada imitam as cores da bandeira italiana. Por isso, hoje (14/06) no Blog Receitas Fáceis, você vai aprender como preparar a salada caprese, o tempo de preparo é de apenas 5 minutinhos, com um rendimento de 4 porções.

Continua depois da publicidade

Leia aqui: Receita de filé de frango light com tomate e manjericão

História da salada caprese

Mas, há mais da Itália na salada Caprese. O nome “Caprese” vem da sua origem, a ilha de Capri, na Itália. Em sua terra de origem, é uma salada comumente servido como entrada. Mas, no Brasil, a salada Caprese pode fazer parte de uma refeição.

Como características principais, é uma salada que leva queijo mozzarella fresco, sendo o tipo mais indicado a mozzarella de búfalo.

O tomate, outro ingrediente essencial para a salada Caprese, tem em sua receita original, a variedade Re Umberto e Re Fiascone.

Veja como preparar a receita de salada caprese

Mas, você não precisa se preocupar com isso. Você pode utilizar as variedades de tomates comuns encontradas no Brasil, mesclando tomates mais maduros, com tomates mais verdes.

Continua depois da publicidade

Os tomates mais verdes, inclusive, são mais ácidos, o que ajuda a equilibrar o teor de gordura na receita, sobretudo do queijo.

Continua depois da publicidade

Agora, é separar os ingredientes e fazer a deliciosa salada Caprese: leve e que vai encantar toda a família! Confira!

Ingredientes

  • 2 tomates médios (lembre-se, você pode misturar unidades mais maduras com outras mais verdes);
  • 250 g de muçarela fresca de búfala;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (optar pelo extravirgem);
  • 6 folhas grandes de manjericão;
  • 1 colher de chá de orégano;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo da receita de salada caprese

salada caprese
Salada caprese | Reprodução: Pixabay

Primeiramente, lave bem os tomates e as folhas de manjericão, com cuidado. Deixe secar. É importante que os ingredientes não estejam molhados, pois o excesso de água interfere no sabor da salada.

A seguir, corte os tomates em rodelas de cerca de 1 cm de diâmetro. Corte também a muçarela fresca de búfala em rodelas da mesma espessura.

Agora, basta montar a salada: intercale uma rodela de tomate com uma rodela da muçarela fresca de búfalo. Espalhe as folhas de manjericão por cima.

Então, tempere com o azeite de oliva, o orégano e o sal a gosto. Sirva-a fresca, após ser montada, não armazena-a após a montagem.

Ou seja, não ponha a salada Caprese na geladeira, visto que isso faz as folhas de manjericão murcharem e a muçarela de búfala perder umidade para o ambiente, tornando-a mais ressecada.

Portanto, assim que a salada estiver pronta, sirva na sequência.

Outra dica, retire a muçarela de búfala da geladeira 5 minutos antes de cortá-la e colocá-la na salada. Assim, você garante que o produto já esteja na temperatura ideal para ser servido.

Por fim mais uma vez, lembre-se que a qualidade está diretamente relacionada ao frescor de seus ingredientes. Portanto, escolha sempre produtos de qualidade!

Veja também: Como preparar a receita de torta caprese – uma sobremesa tipicamente italiana

Benefícios das ervas e temperos caseiros

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais