Anúncio

Salada de bacalhau assado no forno: refeição completa em 45 minutos

Receita típica que pode ser usada no cotidiano.

Anúncio


Se você é um fã de preparos com peixes não pode deixar de conhecer hoje, 19/02, a receita do prato português que o Receitas Fáceis do Folha Go escolheu para você. Afinal, hoje temos o prazer de apresentar a salada de bacalhau assado. Ela é rápida, leva apenas 45 minutos para ficar pronta, rende 06 porções e vale por uma refeição completa.

Continua depois da publicidade

Veja como fazer a receita de salada de bacalhau assado no forno

Essa é uma receita típica de Portugal. Mas caiu no gosto dos brasileiros há séculos, tendo sido  replicada e adaptada pelos colonizadores do país ao longo dos anos. Por isso, considere-a uma forma de trazer um pouco da história à mesa, e de uma maneira elegante e nem um pouco trabalhosa.

Além disso, veja: Receita Especial Salada De Tabule; Saborosa E Tropical

Ingredientes

  • 2 ovos;
  • 4 batatas;
  • 1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço;
  • 1/2 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em rodelas;
  • 03 dentes de alho picados;
  • 1/2 pimentão amarelo, sem sementes, cortado em rodelas;
  • 02 colheres (sopa) de de azeite de oliva;
  • Salsinha picada a gosto;
  • Pimenta-do-reino e sal a gosto;
  • 500 g de bacalhau dessalgado em lascas.

Passo a passo do preparo da salada de bacalhau assado

Receita de salada de bacalhau assado
Receita de Salada diferente com proteínas e carboidratos, uma refeição completa. – Foto: Lake’s Fish

Primeiramente, será preciso cozinhar alguns dos ingredientes. Somente depois, então, eles vão ao forno para a conclusão do preparo. Assim, comece com as batatas. Descasque-as, e as corte em rodelas de cerca de 1 cm de espessura. Dessa forma, leve-as à água para cozinhar.

Ao mesmo tempo, lave bem as cascas dos ovos e os coloque junto das rodelas de batatas. Com isso, deixe a panela em fogo médio por cerca de 20 minutos ou, ainda, até que as batatas estejam macias. Escorra a água e reserve os ingredientes.

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Também, preaqueca o forno em 200ºC para o preparo da salada de bacalhau assado. Além disso, aproveite para descascar os ovos e picá-los assim que eles esfriarem.

Nesse momento, coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo. Aguarde esquentar um pouco e adicione a cebola, refogando até que fique macia. Logo após, junte o bacalhau, temperando-os com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo periodicamente.

Agora chegou o momento de montar a salada de bacalhau assado. Para isso, adicione uma camada de batata com ovo picado, outra de refogado de peixe e, por fim, os pimentos em rodelas. Após, repita as camadas, nesta mesma ordem. Coloque, por último, as azeitonas e regue-as com um pouco de azeite de oliva.

Leve a assadeira ao forno e deixe assar até dourar. Quando isso acontecer, então, basta desligar o fogo, polvilhar a salsinha sobre a receita, e servir imediatamente a sua bacalhoada ou salada de bacalhau.

Sugestão de acompanhamento

Incrível essa sugestão de hoje, não é mesmo? Afinal, ela combina elegância e muita praticidade, podendo fazer você brilhar e ser alvo de muitos elogios. Além disso, uma vez que é um prato que substitui uma refeição completa, a nossa sugestão de acompanhamento é somente para refrescar.

Assim, que tal apostar em uma bebida sem álcool? Pois estamos falando do pink lemonade, que trará mais frescor e combinará seus sabores cítricos perfeitamente com os da sua salada de bacalhau assado.

Benefícios das ervas e temperos caseiros

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais