Anúncio

Salada de bacalhau especial para natal: receita perfeita para ocasião; confira

Uma receita de salada para o natal que é imperdível.

Anúncio


O bacalhau já se transformou em um ingrediente característico de várias celebrações no  Brasil, inclusive no natal. Assim, hoje (24/12), o Receitas Fáceis do Folha Go te apresenta, uma versão de salada de bacalhau, para que seu natal ganhe um toque especial.

Continua depois da publicidade

De fato, o bacalhau foi apresentado ao brasileiros, por meio da tradição portuguesa de o servir na ceia de Natal. Desde muitos séculos, o povo português degusta o bacalhau na ceia do Natal, para tanto existem várias formas de servir o bacalhau.

Geralmente, assado é a opção mais comum, mas como no Brasil o natal coincide com o verão, uma opção leve e gelada para o bacalhau é a salada. O prato tem praticidade e torna tudo bem interessante. É pois uma ótima opção, em vez de se considerar somente a receita de bacalhau quente ou assado.

Inclusive, essa receita é diferente, pois o bacalhau é inicialmente cozido, com todos os temperos e então, quando pronto é gelado. A parte principal dessa salada de bacalhau é, que antes de você começar o cozimento dos ingredientes deve-se fazer o processo de dessalgar o bacalhau.

Como são apenas lascas, esse é um processo que dura menos e pode ser iniciado na noite anterior, sem problemas.  Assim, você pode separar os ingredientes e ter a certeza que essa receita de salada de bacalhau vai agradar toda a família.

salada de bacalhau
Salada de bacalhau | Reprodução: Ana Maria Braga

Leia também: Salpicão especial de frango: uma receita saborosa e incrível; serve até para o Natal

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 500 g de bacalhau em lascas;
  • 1 cebola cortada;
  • 1 colher de sopa de alho picado;
  • 2 pimentões, cortados em tiras;
  • 4 ovos cozidos;
  • 100 g de azeitonas pretas, cortadas em pedaços pequenos;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer a salada de bacalhau

Primeiramente, dessalgue o bacalhau. Para isso, deixe o bacalhau de molho, no dia anterior, com água suficiente para cobrir as lascas. Então troque a água uma vez. De fato isso será suficiente para dessalgar o bacalhau.

Lembre-se que você pode ajustar o sal na própria receita, não sendo necessária grande preocupação, uma vez que o processo de dessalgar, descrito aqui, é só pra remover o excesso de sal, mas não o sabor do bacalhau em si.

De fato, essa receita de salada de bacalhau é extremamente prática e o processo de dessalgar é essencial para iniciá-la.

Leia mais: Pizza caseira para o Natal; ceia descomplicada e prática

O preparo da receita de salada de bacalhau

Então, inicie a receita. Em uma panela, refogue a cebola e o alho. Adicione os pimentões. A seguir, coloque o bacalhau e adicione bastante azeite. Agora mexa para incorporar bem os sabores.

Agora ajuste o sal, se necessário. Porém, se o bacalhau foi dessalgado da maneira correta, não será necessário acrescentar sal. Nesse sentido coloque as azeitonas somente no final e mexa bem. Retire da panela, ainda quente e ajeite os ovos cozidos em uma tigela.

Ora, você pode enfeitar bem a receita colocando os ovos cortados em metades, espalhados na lateral, deixando o bacalhau ao centro.  De igual modo coloque a salada na geladeira e deixe gelar por pelo menos 4 horas. Então a sirva gelada, que pode ser acompanhada de arroz.

Pronto! Certamente uma excelente opção para agradar a todos, durante a ceia de Natal! Então aproveite bem esse momento e aproveita a receita!

Veja também: Torta de nozes com doce de leite: uma receita deliciosa de sobremesa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais