Salada de bacalhau especial para natal: receita perfeita para ocasião; confira
Uma receita de salada para o natal que é imperdível.
O bacalhau já se transformou em um ingrediente característico de várias celebrações no Brasil, inclusive no natal. Assim, hoje (24/12), o Receitas Fáceis do Folha Go te apresenta, uma versão de salada de bacalhau, para que seu natal ganhe um toque especial.
De fato, o bacalhau foi apresentado ao brasileiros, por meio da tradição portuguesa de o servir na ceia de Natal. Desde muitos séculos, o povo português degusta o bacalhau na ceia do Natal, para tanto existem várias formas de servir o bacalhau.
Geralmente, assado é a opção mais comum, mas como no Brasil o natal coincide com o verão, uma opção leve e gelada para o bacalhau é a salada. O prato tem praticidade e torna tudo bem interessante. É pois uma ótima opção, em vez de se considerar somente a receita de bacalhau quente ou assado.
Inclusive, essa receita é diferente, pois o bacalhau é inicialmente cozido, com todos os temperos e então, quando pronto é gelado. A parte principal dessa salada de bacalhau é, que antes de você começar o cozimento dos ingredientes deve-se fazer o processo de dessalgar o bacalhau.
Como são apenas lascas, esse é um processo que dura menos e pode ser iniciado na noite anterior, sem problemas. Assim, você pode separar os ingredientes e ter a certeza que essa receita de salada de bacalhau vai agradar toda a família.
Leia também: Salpicão especial de frango: uma receita saborosa e incrível; serve até para o Natal
Ingredientes
- 500 g de bacalhau em lascas;
- 1 cebola cortada;
- 1 colher de sopa de alho picado;
- 2 pimentões, cortados em tiras;
- 4 ovos cozidos;
- 100 g de azeitonas pretas, cortadas em pedaços pequenos;
- Azeite de oliva extravirgem;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer a salada de bacalhau
Primeiramente, dessalgue o bacalhau. Para isso, deixe o bacalhau de molho, no dia anterior, com água suficiente para cobrir as lascas. Então troque a água uma vez. De fato isso será suficiente para dessalgar o bacalhau.
Lembre-se que você pode ajustar o sal na própria receita, não sendo necessária grande preocupação, uma vez que o processo de dessalgar, descrito aqui, é só pra remover o excesso de sal, mas não o sabor do bacalhau em si.
De fato, essa receita de salada de bacalhau é extremamente prática e o processo de dessalgar é essencial para iniciá-la.
Leia mais: Pizza caseira para o Natal; ceia descomplicada e prática
O preparo da receita de salada de bacalhau
Então, inicie a receita. Em uma panela, refogue a cebola e o alho. Adicione os pimentões. A seguir, coloque o bacalhau e adicione bastante azeite. Agora mexa para incorporar bem os sabores.
Agora ajuste o sal, se necessário. Porém, se o bacalhau foi dessalgado da maneira correta, não será necessário acrescentar sal. Nesse sentido coloque as azeitonas somente no final e mexa bem. Retire da panela, ainda quente e ajeite os ovos cozidos em uma tigela.
Ora, você pode enfeitar bem a receita colocando os ovos cortados em metades, espalhados na lateral, deixando o bacalhau ao centro. De igual modo coloque a salada na geladeira e deixe gelar por pelo menos 4 horas. Então a sirva gelada, que pode ser acompanhada de arroz.
Pronto! Certamente uma excelente opção para agradar a todos, durante a ceia de Natal! Então aproveite bem esse momento e aproveita a receita!
Veja também: Torta de nozes com doce de leite: uma receita deliciosa de sobremesa
Comentários estão fechados.