Anúncio

Salada de feijão fradinho: experimente essa receita diferente que fica pronta em 20 minutos

Anúncio


Muitas pessoas já ouviram falar da salada de feijão fradinho e torceram o nariz, imaginando ser uma simples salada de feijão. Entretanto, quem pensa assim está muito enganado. O Receitas Fáceis, do Folha Go, vai hoje (03/01) desmistificar essa lenda, apresentando uma receita simples, que rende 4 porções e que dá água na boca.

Continua depois da publicidade

Assim, leia também:

A salada pode ser servida quente ou em temperatura ambiente
A salada pode ser servida quente ou em temperatura ambiente – Foto: Canva Pro

O feijão fradinho, na verdade, não é bem um feijão. Isso porque ele não pertence à mesma espécie dos feijões que comemos no dia a dia. Ele é uma favas, ou seja, uma leguminosa. Mas, para saber mais a respeito, continue com a leitura que contaremos na matéria que segue um pouco sobre esse ingrediente. Confira!

O que é esse feijão?

O fradinho é uma leguminosa de origem africana, que se espalhou pelo mundo juntamente com a exploração dos povos nos séculos passados. Nos Estados Unidos, há diversos pratos que usam esse feijão, tendo ele virado um símbolo da alimentação dos americanos negros.

O fradinho é tão famoso por lá que deu até mesmo origem ao nome do grupo musical: Black Eyed Peas. Com esse ingrediente, os americanos fazem pratos, onde misturam um pouco de arroz, chamando de João Saltador, ou Hoppin John. Ao que parece, se você comer na passagem de ano, dá sorte.

No Texas, escorre-se esse feijão e o tempera como uma salada normal, assim chamando-o de “o caviar texano”. Ele também é bastante popular em toda a Grécia, mas lá ele é servido apenas com azeite extravirgem e um pouco do suco do limão.

Continua depois da publicidade

Já aqui no Brasil, mais especificamente na Bahia, é uma base para o acarajé, que é o símbolo da culinária baiana. O prato tem a sua contrapartida lá na África, apresentado com o famoso falafel: o bolinho feito com grão de bico.

Continua depois da publicidade

Isso quer dizer que o acarajé, ao contrário do que muitos imaginam, não é uma invenção brasileira. Ele já veio pronto do continente africano, mas, claro, foi abrasileirado.

Portanto, confira mais:

O feijão fradinho, na verdade, é uma leguminosa
O feijão fradinho, na verdade, é uma leguminosa – Foto: Canva Pro

Em diversos países caribenhos, que tiveram escravos também, faz-se os bolinhos do feijão fradinho. Eles são chamados “akkra”, levando na receita basicamente a mesma coisa que o acarajé.

Receita de salada de feijão fradinho

Ingredientes:

  • 300 gramas do feijão fradinho bem cozido, mas sem tempero;
  • 75 ml de água filtrada;
  • 2 colheres das de sopa cheias da cebola picadinha;
  • 2 colheres das de sopa cheias do pimentão vermelho picadinho;
  • 1 tablete do caldo de galinha;
  • 2 colheres das de sopa cheias do pimentão amarelo picadinho;
  • 2 colheres das de sopa cheias do pimentão verde picadinho;
  • 3 colheres das de sopa rasas do azeite extravirgem;
  •  1 lata de milho verde;
  • 2 colheres das de sopa cheias do tomate picado sem semente.

Modo de preparar:

Para fazer a salada de feijão fradinho, no fogo médio, dissolva na água o caldo da galinha. Adicione o feijão, misturando e deixando no fogo de forma que a água seque. Desligue e reserve.

Em uma frigideira bem grande, coloque o azeite, bem como doure a cebola para, em seguida, acrescentar os pimentões e também o milho verde. Assim, frite por mais ou menos 3 minutos e, quando o fogo ainda estiver ligado, adicione o tomate e o feijão que estava reservado.

A sua salada de feijão fradinho pode ser servida quente ou em temperatura ambiente, dependendo da sua preferência. Experimente servir com uma carne bovina e arroz branco. Vai ficar divino! Ah, não esqueça de deixar um comentário nos contando!

Dessa forma, você também pode gostar: Salada tropicana

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais