Anúncio

Exagerou no fim de semana? Que tal fazer a salada Niçoise do chef Alain Poletto para começar bem segunda-feira?

Nada melhor do que tirar o peso do estômago com uma comidinha leve

Anúncio


Muitas pessoas gostam de começar a semana equilibrando os excessos da comida de sábado e domingo. Outras, têm realmente uma necessidade de variar o cardápio da alimentação na dieta nutritiva. Para ambos os casos, o Receitas Fáceis, do Folha Go, trouxe hoje (08/02) uma opção perfeita do chef Alain Poletto: a salada Niçoise.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Coxinha De Pato: Aprenda Com O Chef Bertolazzi Como Se Faz O Quitute Gourmet

O chef Alain Poletto acredita que a salada se mostra como um prato capaz de sustentar o corpo e, ainda mais, nutrir com tudo o que o organismo precisa
O chef Alain Poletto acredita que a salada se mostra como um prato capaz de sustentar o corpo e, ainda mais, nutrir com tudo o que o organismo precisa – Foto: RG

A salada se mostra como um prato capaz de sustentar o corpo e, ainda mais, nutrir com tudo o que o organismo precisa. Assim, com o adicional dos temperos certos e as combinações perfeitas, aprenda na matéria a seguir, como variar a refeição de forma gostosa e saudável.

Receita de salada Niçoise

A salada é um tipo de prato onde é possível se fazer diversas combinações, compondo refeições balanceadas. Por exemplo, se for acrescentado grãos de bico, aí se tem uma boa fonte proteica.

O peixe cru, tal como a tilápia ou o salmão, também é fonte incomparável de proteína e um alimento bem refrescante. Já as folhas, especialmente as verdes, contêm fibras. As fibras, por sua vez, auxiliam no funcionamento correto do intestino.

Mas, tenha em mente que, mesmo comendo salada, o exagero nunca é bem vindo. Excesso de molhos e queijos podem afundar qualquer dieta por causa da quantidade consumida das calorias.

Continua depois da publicidade

O tempero pode ser feito com limão ou azeite. A crocância deve vir das nozes ou das castanhas, que são ótimos antioxidantes. Ademais, confira a receitinha abaixo, que serve 4 porções e demora uns 20 minutinhos para ficar pronta.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Confira tudo o que será preciso:

  • 12 folhas da alface baby lisa;
  • 4 fatias da batata cozida já sem a casca;
  • 4 tomates de tamanho médio sem a pele;
  • 12 vagens cozidas;
  • 3 colheres de sopa de pimentões verde, amarelo, bem como vermelho cortados em tiras fininhas;
  • Azeitonas pretas ao seu gosto;
  • 8 rodelas da cebola roxa;
  • 8 unidades do aliche;
  • 4 unidades de ovo mollet;
  • 8 colheres de sopa de atum sólido;
  • 8 colheres de sopa do molho vinagrete;
  • 6 colheres de sobremesa do vinagre do vinho branco;
  • 8 gramas da flor de sal;
  • 4 gramas de sal;
  • 4 gramas da pimenta do reino moída branca;
  • 24 colheres de sopa do azeite de oliva.

Modo de preparar o ovo mollet da salada Niçoise

Encha uma panela com água, temperando com 3 colheres de sobremesa cheias de vinagre, bem como 2 pitadinhas de sal. Aguarde ferver para colocar o ovo.

Portanto, confira mais: Como Fazer Arroz Branco E Soltinho? Aprenda Uma Maneira Simples Ensinada Pelo Chef Mineiro Sinval…

O melhor prato para essa salada é o fundo
O melhor prato para essa salada é o fundo – Foto: Gustavo Steffen

Assim, deixe-o cozinhando por mais ou menos 6 minutos. Depois de cozido, transfira o ovo da água quente para um vasilhame com gelo a fim de resfria-lo. Em seguida, descasque e deixe reservado.

Modo de preparar o molho vinagrete

Em um vasilhame, adicione 3 colheres de sobremesa de vinagre, temperando-o com pimenta e sal. Acrescente o azeite aos poucos, misturando-o com a ajuda do fouet.

Bata bem de forma que emulsione. O ponto certo é quando a mistura está totalmente homogênea. Deixe reservado.

Modo de preparar a montagem

Para montar a salada Niçoise do chef Alain Poletto, pegue um prato mais fundo, dispondo a alface tal como se fosse uma cama. Dessa forma, comece adicionando as batatas enfileiradas.

Em seguida, coloque os tomates um ao lado do outro e as azeitonas perto dos tomates. O atum deve ser desfiado, regado com azeite e colocado no centro do prato.

Os ovos mollets ficam perto do atum, assim como o aliche. Nas laterais, perto do fundo do prato, coloque as vagens, os pimentões e, por fim, as cebolas.

Faça a finalização com sua flor de sal. Não se esqueça de temperar com um pouco de sal e pimenta, regando com o molho vinagrete.

Hum… Boa ideia essa salada Niçoise do chef Alain Poletto para começar a semana, não é mesmo? Tire todo o peso do estômago e da consciência com as comidas do fim de semana e dê um up na alimentação saudável nesta segunda. Só não se esqueça de compartilhar a matéria para que mais pessoas possam fazer o mesmo!

Dessa forma, não deixe de ver: Vamos De Trivial? Aprenda A Preparar Um Delicioso Arroz Com Tutu E Frango Da Chef Gi Nacarato

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais