Anúncio

Tartar de tomates com torradas: um prato delicioso e fácil de fazer

Anúncio


A tartar de tomates com torradas é aquele tipo de comida com cara de requinte, mas muito fácil de fazer! Venha descobrir como fazer essa fácil receita na matéria de hoje, 09/01, aqui no blog Receitas Fáceis do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Logo depois, leia também: Receita de como fazer tomates secos caseiros: aprenda uma técnica simples e rápida

O tartar de tomate com torradas é uma boa opção para o jantar, mas também serve como petisco e aperitivo
O tartar de tomate com torradas é uma boa opção para o jantar, mas também serve como petisco e aperitivo. Foto: Getty images.

Esse prato pode ser um aperitivo, um petisco, aquele famoso “engana estomago”, ou uma entrada em um jantar mais chique e até mesmo o seu prato principal. Confira como fazer e conheça mais sobre esse prato europeu.

Como fazer a tartar de tomates com torradas

Essa receita de tartar lembra um pouco ao conhecido vinagrete, mas na verdade é um pouco mais simples, com menos ingredientes e com um detalhe importante no preparo.

Veja agora a lista de ingredientes que vai precisar e como fazer esse preparo, sendo que as quantidades aqui vão render 8 porções em cerca de 15 minutos. Confira agora.

Ingredientes da tartar de tomates com torradas

  • Folhas de manjericão a gosto, algumas inteira, para decorar, cortadas para temperar;
  • Tomates italianos maduros, 16
  • Azeite de oliva, 8 colheres
  • Vinagre balsâmico, 8 colheres
  • Sal a gosto
  • Torradas para servir

Em seguida, leia: Jantar fácil: aprenda a fazer um delicioso macarrão ao alho e óleo com bacon

Continua depois da publicidade

Como fazer a tartar

  1. Comece o preparo dos tomates de um dia para o outro, porque será necessário drenar. Corte em cubos e deixe escorrendo em uma peneira, estará pronto quando não tiver mais água;
  2. Com o tomate drenado, ou seja, sem água passe para uma tigela;
  3. Consequentemente, junte os outros ingredientes, fora as folhas grande de manjericão;
  4. Misture tudo e reserve;
  5. Para servir, coloque a mistura de tomate, o tartar, em torradas e está pronto.

A história do tartar

O tartar mais conhecido é o de carne bovina crua, mas na verdade essa receita é o preparo de qualquer mistura de ingredientes crus. Portanto, essa receita também recebe o mesmo nome, afinal, é o tomate cru temperado e servido também sem cozinhar.

O nome tartar de tomate, ou de qualquer outra coisa, tem origem na Europa antiga, e é uma referência aos tártaros, um grupo de povo turcomano, que vivia entre a Rússia e a Turquia.

Mas na verdade a receita foi inventada na Alemanha e ficou conhecida na França. No começo o prato era visto como algum ruim, afinal, os tártaros não eram bons povos segundo a maioria da Europa, porém, o tempo passou e a comida caiu no gosto da população.

Apesar de no Brasil não haver costume de comer carne de boi cura, a opção do tartar de tomate com torradas deu muito certo, além de ser fácil de fazer.

Saudável, saboroso, fácil, rápido e prático. Quantas qualidades não é mesmo? Faça ainda hoje e experimente o sabor leve que tem o tartar de tomates com torradas.

Em seguida, leia mais aqui no blog: Faça seu próprio molho de tomate caseiro: confira a receita

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais