Anúncio

Torta de bacalhau especial para o natal: aprenda a receita que rende 10 porções

Uma receita perfeita que pode ser servida no natal.

Anúncio


A torta de bacalhau não é um prato exclusivamente feito na época da Semana Santa, como muitos imaginam. Não é à toa que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te ensinar hoje (24/12) uma receita especial para o Natal. Assim, você pode aproveitar o sabor incomparável do peixe juntamente com a tradição natalina.

Continua depois da publicidade
Para fazer a torta de bacalhau, o peixe deve ficar de molho da noite para o dia
Para fazer a torta de bacalhau, o peixe deve ficar de molho da noite para o dia – Foto: Canva Pro

Que tal degustar uma delícia que reúne os sabores das culinárias de dois povos diferentes? Com essa torta você terá referências europeias e brasileiras, sabia? Para conhecer mais, continue conosco na matéria abaixo, e aprenda uma receita especial para servir na ceia natalina.

Ademais, confira também: Salpicão especial de frango: uma receita saborosa e incrível; serve até para o Natal

Como surgiu a ideia da torta de bacalhau

Como citamos, a torta de bacalhau tem diversas influências. Na sua confecção, são usados ingredientes referenciais, como o peixe e o palmito. Mas, em algumas versões, usa-se também o siri desfiado e até mesmo camarão.

Comumente, muitas pessoas gostam de preparar na época da Semana Santa. Contudo, de uns tempos para cá, isso vem mudando. Ora, a tradição aos poucos vai migrando para outras datas comemorativas, como o Natal. Assim, independentemente da crença religiosa, são as tradições seculares que falam mais alto.

Dessa forma, aproximadamente por no século XIX, o prato, tal como o conhecemos hoje em dia, começou a ganhar forma. Os portugueses tinham o costume de comer muitos frutos do mar. Com o passar do tempo foi-se agregando o bacalhau e outros ingredientes.

Continua depois da publicidade

Os brasileiros, como não podia deixar de ser colocaram o seu toque especial na receita. Assim acrescentaram creme de leite, queijo e outros temperos, deixando tudo muito saboroso.

Continua depois da publicidade

Contudo, não deixe de conferir: Pizza caseira para o Natal; ceia descomplicada e prática

A torta pode ser servida com arroz e vinho
A torta pode ser servida com arroz e vinho – Foto: Canva Pro

Sem mais delongas, vamos logo à receitinha? Lembrando que ela serve 10 pessoas e fica pronta em 60 minutos. Veja só!

Receita de torta de bacalhau especial para o Natal

Confira agora o que será preciso para preparar essa receita. Lembrando que, caso algum ingrediente não lhe agrade, realmente pode ser retirado da lista.

Ingredientes

  • ½ kg de bacalhau;
  • 1 kg de batata inglesa de tamanho médio;
  • 3 tomates de tamanho médio;
  • 1 cebola de tamanho médio;
  • 3 pimentões de tamanho médio;
  • 1 colher de sopa do extrato do tomate;
  • Sal ao seu gosto;
  • 1/2 xícara de chá do óleo de soja;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de chá do leite de vaca;
  • 3/4 da xícara de chá da maisena;
  • 5 colheres de sopa do queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de sopa da margarina;
  • 1 colher de chá do fermento químico em pó;
  • Azeitonas verdes sem caroço ao seu gosto.

Modo de preparar

Para fazer a torta de bacalhau, o peixe deve ficar de molho da noite para o dia. Assim, quando for prepará-lo, então escorra a água e retire sua pele, bem como as espinhas para poder desfiar.

Em uma panela, refogue o bacalhau no óleo com os tomates, a cebola e os pimentões picados. Adicione o extrato do tomate, assim como o sal.

À parte, as batatas devem ser cozidas com a casca. Escorra e as descasque quando ainda estiverem quentes. Passe todas no espremedor de legumes, deixando a “massa” reservada.

Separe as claras das gemas e bata-as em neve. Em seguida, adicione às gemas, o fermento, a maisena, o queijo, bem como a margarina e a batata, sendo que, o leite deve vir por último. Misture bem.

Forre o fundo de um refratário com metade dessa massa. Dessa forma, coloque o recheio de bacalhau e, por cima o restante da massa.

As azeitonas podem ser colocadas tanto na massa, quanto no recheio, como também por cima. Fica ao seu gosto. Se quiser, salpique um pouco de queijo ralado por cima da torta. Leve para assar em forno preaquecido a 200º C por mais ou menos 25 minutos.

Sirva sua torta de bacalhau especial para o Natal com acompanhamentos como  arroz branco, uma salada e claro, um delicioso vinho. Certamente sua ceia ficará inesquecível!

Ademais, leia também: Popcake para decorar a mesa de Natal: aprenda uma receita incrível de pinheirinho

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais