Anúncio

Tutu à mineira: um clássico do Brasil na sua mesa; experimente 08 porções especiais

A receita tradicional de Minas Gerais é uma explosão de sabores do Brasil.

Anúncio


O tutu à mineira é uma opção de prato delicioso, simples de fazer e que todo mundo adora. Com certeza você e sua família irão amar essa receita no almoço ou jantar. Se você nunca experimentou, então essa é a hora de finalmente degustar esse clássico entre as receitas. Seu preparo rende até 8 porções e fica pronto em apenas 20 minutos. Vamos experimentar? Então hoje, 02/11, você vê aqui no  Receitas Fáceis do Folha Go como preparar o prato.

Continua depois da publicidade

Saiba como preparar o tutu à mineira para almoço ou jantar

O tutu à mineira é considerado um prato típico brasileiro e é muito tradicional em Minas Gerais. O feijão carioca é o ingrediente principal da receita, mas, se preferir, pode adaptar a receita e preparar com feijão preto. Confira o passo a passo dessa delícia.

Leia agora: Quibe assado com recheio: aprenda a preparar essa versão diferente da receita

Ingredientes da receita

  • Meio quilo de feijão carioca;
  • 2 cebolas;
  • Farinha de mandioca;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 1 colher de cachaça;
  • 2 ovos cozidos;
  • Meio quilo de linguiça;
  • 200 gramas de bacon em cubos;
  • Couve;
  • 2 dentes de alho amassados;

Passo a passo do tutu à mineira

Aprenda a fazer o tutu à mineira  no almoço ou jantar- Reprodução Canva
Aprenda a fazer o tutu à mineira no almoço ou jantar- Reprodução Canva
Para você

Cuscuz tradicional especial; receita simples e…

Continua depois da publicidade

Trufa caseira com cacau 70%; uma receita saudável…

Continua depois da publicidade

Comece o preparo colocando o feijão para cozinhar, mas atenção, não coloque nenhum tempero no feijão. Enquanto o feijão cozinha, frite a linguiça e reserve, refogue a couve e reserve, frite o bacon e reserve e, por fim, rale e refogue a cebola e reserve.

Quando o feijão estiver cozido, leve ele para o liquidificador com o caldo do cozimento e bata bem. Em seguida, leve o feijão batido para uma panela e refogue com o alho.

Agora, adicione então a cachaça, o sal e a pimenta a gosto no feijão e espere cozinhar até levantar fervura. Depois, vá colocando aos poucos a farinha de mandioca, sempre mexendo, até ficar na consistência de pirão. Quando o feijão ficar neste ponto, coloque o bacon e a linguiça frita. Mexa bem.

Por fim, é só colocar a mistura em uma travessa e decorar com os ovos cozidos, a couve e a cebola refogada. Bom apetite!

Sugestões de consumo da receita

Sirva a receita bem quente. O tutu à mineira pode ser acompanhado de arroz branco. Mas fique atento para não adicionar farinha demais e o tutu ficar seco. Sirva também, se quiser, com uma porção de couve. Fica uma delícia.

Leia também: Salada de frango fácil para o almoço: confira receita perfeita que fica pronta em 15 minutos

Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais