Anúncio

Tutu à mineira: leve essa receita típica de Minas para a sua mesa no almoço

Transforme um simples feijãozinho em uma refeição simplesmente divina

Anúncio


O tutu à mineira não é simplesmente um feijão com farinha, como muitos acham. Esse é uma receita típica brasileiro, mais especificamente das Minas Gerais, com um sabor de quero mais. O Receitas Fáceis, do Folha Go, vai apresentar hoje, 20 de agosto, uma forma de preparo com quase nenhum grau de dificuldade, sendo que em 50 minutos você conseguirá servir essa delícia para 8 convidados no almoço. Vamos lá?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o tutu à mineira: receita típica para almoço

O tutu à mineira, em suas mais diversas variações, ganha receitas com sabores e temperos com bacon, couve, bem como ovos e também outros ingredientes que têm um gostinho bem caseiro. Após ver o passo a passo que preparamos a seguir, hum… Será impossível não querer colocar em prática na próxima refeição.

Dica 1: nesse prato, uma quantidade de feijão cozido ganha nova textura ao ser misturado na farinha de mandioca. Assim, para que o tutu não se torne aquela massa seca e sem graça, uma boa maneira de fazer é triturar parte da porção do feijão em um liquidificador. Assim, além dos bagos cozidos usados na panela. Fica extremamente saboroso, bem como a textura molhadinha mesmo tendo a adição da farinha.

Dica 2: Outra questão importante é acertar aquele ponto certo do feijão. Isso é essencial para que o tutu seja um sucesso. Para adquirir a consistência correta, seu feijão deverá ser cozido em uma panela de pressão mais ou menos por 25 minutinhos. Se preferir, use uma farinha de beiju, uma vez que ela tem sabor neutro e também ajuda na parte de engrossar o caldo.

Dica 3: Quer fazer algo diferente? Dependendo de qual região é a sua no mapa do Brasil, seria comum usar o feijãozinho preto no consumo diário. Mas, sabia que ele também fica ótimo para servir de tutu?

Assim, leia mais: Costelinha De Porco Com Tutu À Mineira: Um Prato Clássico Da Culinária Nacional Para Sua Mesa

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 1/2 kg do feijão cozido, mas sem tempero;
  • Farinha da mandioca o quanto baste;
  • 2 cebolas raladas;
  • Pimenta-do-reino ao seu gosto;
  • 1 colher das de sopa da cachaça de sua preferência;
  • 2 ovos já cozidos;
  • 1/2 kg da linguiça já frita;
  • 200 gramas do bacon cortado em cubinhos e já frito;
  • 1 molho de couve refogada.

Passo a passo do tutu à mineira

Receita típica para almoço: Nesse prato, uma quantidade de feijão cozido ganha nova textura ao ser misturado na farinha de mandioca
Receita típica para almoço: Nesse prato, uma quantidade de feijão cozido ganha nova textura ao ser misturado na farinha de mandioca – Foto: DepositPhoto

Primeiramente, bata o feijão em um liquidificador junto com seu caldo de cozimento. Em uma panela, doure a cebola em meio à gordura que soltou do bacon frito. Assim, refogue o feijão junto com o alho amassado.

Adicione a pimenta-do-reino, a cachaça, bem como o sal. Tão logo ferva, acrescente a farinha devagar, mas sem parar de mexer, até dar ponto de pirão. Dessa forma, misture a linguiça e o bacon frito, despejando o tutu em um refratário e enfeitando com as rodelas dos ovos cozidos.

Assim coloque a couve e do molho da cebola. E uma última observação: o tutu precisa estar mais para o ponto mole para não ser ressecado.

Sugestão de consumo

O tutu à mineira é perfeito para ser consumido com um delicioso arroz branco, uma bisteca suína e uma banana à milanesa. Então, aproveite e experimente essa delícia mineira.

Portanto, confira também: Tutu De Feijão Com Linguiça À Moda Mineira: Receita Com Sabor E Tradição

Receita de frango escabeche para almoço

Veja no vídeo uma receita clássica compartilhada pela família da Dona Verônica Faria. O prato é ideal para nos remeter a infância, e foi ensinado por gerações nessa família. Assim é realmente um clássico. Além de tudo, o escabeche é bem versátil e há várias opções para preparar esse prato. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais