Já se perguntou o que é um sonho? Aqui falaremos mais sobre isso

O mundo dos sonhos é inquietante desde sempre, por isso buscamos interpretações, significados e é objeto de estudos de muitos, mas o que é um sonho?

Nesta segunda-feira (22) falaremos sobre uma curiosidade que já passou pela mente da maioria de nós. Sempre que dormimos e acordamos lembrando de histórias curiosas ou por vezes até bizarras é possível que acabemos nos perguntando; o que é um sonho?

Os sonhos tem sido objetos de estudo de milhares de cientistas, psicólogos, psicoanalistas, entre outros detalhes. Então, aqui falaremos com mais detalhes:

Saiba mais: Sonhei que levava um tiro, o que pode significar? 

O que é um sonho?

Um sonho é uma coleção de imagens ou uma narrativa que acontece na sua mente enquanto se está dormindo. Podem ser agradáveis, engraçados, románticos, ou ser assustadores e preocupantes.

Embora existam pessoas que dizem nunca sonhar, é importante que saiba que todos sonhamos, mesmo não lembrando o sonho. Os especialistas em sono e psicólogos estabelecem que uma pessoa experimenta entre 3 a 5 sonhos a cada sessão de sono, e que cada um deles dura entre 5 e 20 minutos.

Embora sejam muitos e com grande frequência no período que estamos descansando, esquecer de nossos sonhos não é incomum. Já que segundo os especialistas por volta de 95 por cento de todos os sonhos são esquecidos ao acordar.

sonho (Foto: Reprodução Pixabay)
sonho (Foto: Reprodução Pixabay)

Entenda mais: O que significa sonhar com alguém que morreu? Veja mais

Por que sonhamos?

Embora o sono tenha sido objeto de muitos cientistas das mais diversas áreas, a razão exata pela qual sonhamos é desconhecida. Porém, é sabido que os sonhos ocorrem durante um estágio profundo de sono chamado Movimento Rápido dos Olhos, ou conhecido pela sigla em inglês: REM.

Embora o propósito do sonho não seja compreendido com clareza há diversas hipótesis que apontam que são pequenos fragmentos de nossos desejos inconscientes, esperanças, preocupações e medos. Por esse motivo, é comum acordarmos após um sonho estranho e procurar o que significa.

Outros especialistas acreditam que esse processo ajuda a consolidar e processar informações que vamos coletando ao longo da vida e são apresentadas. Porém, é interessante abordar sobre os sinais que podemos levar para nossa vida acordada.

Embora não se saiba o motivo, especialistas dizem que sonhar é bastante benéfico, pois proporciona descobertas recentes, e ajuda a processar memórias quando não estamos expostos a dados externos.

Leia mais: Sonhar com dente, saiba o que significa e confira todas as revelações!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.