Cachorro pode comer chocolate? Veterinária responde as principais dúvidas

Nessa entrevista, a doutora respondeu as principais dúvidas sobre dar chocolate aos pets.

Chocolate para cachorro. Em feriado de páscoa é comum aproveitar esse período e se deliciar com chocolate. Mas quem tem um pet em casa, certamente ainda tem dúvidas se o cachorro pode comer chocolate. Por isso que hoje, (02/04), aqui no Cidades do Folha Go, trouxemos uma entrevista exclusiva com a veterinária Bruna Nedel Hermes, de Santa Cruz do Sul (RS). Ela respondeu as principais dúvidas sobre esse assunto.

Cachorro pode comer chocolate? Confira a entrevista com a veterinária Bruna Nadel Hermes

Chocolate para cachorro.
A médica veterinária Bruna respondeu as principais dúvidas sobre chocolate e pet Foto – Arquivo Pessoal
Por que o cachorro não pode comer chocolate?

Porque dentro do chocolate humano existe uma substância que se chama teobromina. Essa substância os cães não metabolizam, ou seja, não transformam essa substância no organismo. Nós seres humanos metabolizamos, mas eles não. Quando eles ingerem isso pode levar a intoxicação.

Existe uma forma de tratar um cão que comeu chocolate?

Na verdade não. O cão que comeu chocolate pode comer um tablete pequeno e não apresentar sintomas. Enquanto que outro cão comeu um tablete e passou muito mal. Dentro desse passar mal, ele apresenta sinais de intoxicação, desde vômito, diarreia e até respiração ofegante.

Nesse caso fazemos um tratamento sintomático. Claro que dependendo do caso e da quantidade que o animal ingeriu, o veterinário vai avaliar e pode ser sugerido uma lavagem gástrica.  Em outras palavras, não existe uma forma específica de tratamento. E sim, de acordo com os sintomas que o cachorro apresenta.

Quais os riscos de um cão comer chocolate?

Um dos principais riscos é a intoxicação. Até porque a gente não sabe a quantidade que o cachorro ingeriu e porque cada organismo reage diferente.

Leia outras dúvidas respondidas pela doutora

chocolate para cachorro
Como a doutora explicou cachorro não pode comer chocolate Foto – Estrela de Mogiana
Existem produtos que emitam chocolate para eu dar para o cão?

Sim. Existe uma série de petiscos. Tem os petisco da Chocodox.  Tem ovo pequeno, ovo de páscoa. Uma infinidade. São várias delícias que podem substituir e com sabor de chocolate. Testado com componentes que não fazem mal para o cachorro.

Que petisco doce eu posso fazer em casa e dar para o cachorro comer em vez de chocolate?

Frutas. E sempre cuidar para não dar frutas cítricas. Pode dar maçã, banana, melancia, melão. Já laranja, bergamota, kiwi nem pensar.

O quanto de chocolate pode matar um cachorro?

Isso varia de acordo com a quantidade que ele comeu e como é o metabolismo de cada animal.

Existem produtos que emitam chocolate para eu dar pro cão?

Esses petiscos mencionados acima e eles não fazem mal para o pet.

Há receitas caseiras? Quais petiscos eu posso fazer para o pet e não dar chocolate?

A princípio indico as frutas. Porque se a pessoa vai fazer um petisco pro cachorro, ela precisa de uma série de cuidados. Precisa ir no veterinário que pode orientar o petisco de acordo com o peso, porte do animal, e ainda tem que se descartar a possibilidade desse animal ter um tipo de alergia.

petisco de páscoa
Mas tem a banana e aveia que dão petiscos deliciosos | Imagem CANVA

Isso porque existem cães que tem alergia a proteína de frango, gado. E tem substâncias como no tomate também, que pode dar alergias. Mas tem a banana e aveia que é uma boa mistura.

De toda maneira, tudo isso precisa ser conversado com o veterinário. Além do que, não se esteja causando um problema de obesidade.

Então, o que achou dessas sugestões? Lembre-se de cuidar bem do seu pet e não compartilhar seu chocolate com ele. É para o bem dele, pensa nisso combinado!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies