Looks like you have blocked notifications!

Causas de diarreia em gatos: saiba como prevenir em seu pet

Saiba como reconhecer os sinais, bem como prevenir a diarreia no seu bichano

-- Continuar depois da publicidade --

Os gatos se tornaram os animais de companhia mais comuns hoje em dia. Sendo assim, os tutores precisam tomar muitos cuidados, inclusive com a saúde do felino. Portanto, hoje (07/04) vamos falar sobre as principais causas de diarreia em gatos. Confira aqui no Blog Pets do Folha Go como reconhecer os sinais, bem como prevenir e proteger seu pet.

Causas de diarreia em gatos saiba como prevenir seu pet
Causas de diarreia em gatos saiba como prevenir seu pet – exame.com

-- Continuar depois da publicidade --

Veja também: Conheça os 5 tipos de gatos e descubra qual a personalidade do seu pet

Causas de diarreia em gatos

Nosso gatinho é sem dúvida um pet que precisa de cuidado e atenção, principalmente para não adoecer.  Além de ser diferente dos cães e até mais ariscos, eles não demonstram muito bem o que estão sentido, e muitas vezes o tutor só percebe que o pet está doente quando a situação se agrava.

Por isso é que a atenção deve ser redobrada  com a diarreia em gatos. Ela é um problema que precisa ser resolvido. No entanto, lembramos que o desarranjo intestinal do felino,  poder um sinal de que algo está errado e não apenas algo que acontece rotineiramente.

Dessa forma, há muita importância em reconhecer os sinais para prevenir futuras complicações. Confira a seguir as possíveis causas de diarreia em gatos.

1. Dieta

Muitos gatos não tem uma dieta adequada e isso pode causar problemas gástricos. Dessa forma, o felino pode comer algo que perturba a saúde e ter diarreia. Para evitar esse problema escolha rações de qualidade e evite dar qualquer tipo de alimento para o gato. Busque mais informações com o veterinário para uma escolha acertada.

diarreia em gatos
E uma dieta adequada e isso pode causar problemas gástricos | imagem depositphotos

2. Infecção

As infecções são as causas mais comum que podem causar diarreia. Doenças como as causadas por vírus intestinal, ou bactérias e até mesmo fungos podem ser os culpados. Lembre-se de manter os utensílios bem higienizados e água sempre limpa e fresca para seu pet.

3. Doença inflamatória intestinal

Os felinos podem desenvolver inflamação intestinal e ter diarreias frequentes. No entanto, para determinar a causa da inflamação requer muitos exames e testes. A diarreia neste caso acontece porque o intestino do gato inflamou e inchou.

-- Continuar depois da publicidade --

4. Parasitas

Os vermes são sem sombra de dúvidas bem comuns nas causas de diarreia em humanos como nos gatos. Existe diferentes tipos de vermes  e as lombrigas (Ascaris lombricoides)   e o Ancylostoma sp. são alguns deles, por exemplo.

Como prevenir e proteger

Causas de diarreia em gatos saiba como prevenir seu pet
Causas de diarreia em gatos saiba como prevenir seu pet – Imagem: Divulgação seguragatinho 

Confira também: Os cães sentem emoções? Saiba descobertas da ciência sobre isso agora!

Agora que você já sabe as principais causas da diarreia em gatos, existe algumas maneiras para evitar e proteger seu pet.

Alimentação: A alimentação é essencial para manter qualquer animal saudável. Sendo assim, é importante que a dieta seja equilibrada e sem grandes alterações, e se caso for necessário mudar, que seja gradual.

Fornecer uma alimentação super prêmio ajuda a saúde do seu gatinho e diminui a chance de ele desenvolver diarreia.

Deixe seu gato dentro de casa: isso evita que ele coma alimentos estragados ou até mesmo cace pequenos animais. Além disso, o risco de ele ser envenenado na rua é muito grande. Uma boa dica é colocar redes nas janelas para evitar escapulidas do seu mascote.

Visita regular ao veterinário: Assim como nós humanos, os animais precisam ter acompanhamento médico regular. Fazer check-up anuais possibilita verificar se existe alguma anormalidade com seu pet.

O veterinário pode ajudar na prevenção de doenças, mas você como tutor pode estar atento. Portanto, sempre olhe boca e ouvidos, passe a mão diariamente pelo corpo do seu gato buscando por nódulos (caroços) ou qualquer inchaço que possa ter surgido.

Prevenção contra os vermes: cuide para que o seu gato esteja livre de verme e outros parasitas que causam doenças. Dessa forma, você evita pulgas, carrapatos e até mesmo piolhos.

Em suma, a diarreia em gatos pode não ser nada grave, mas também pode ser um alerta de doença, lesão ou inflamação que se não cuidada a tempo pode ser fatal. Dessa forma, fique sempre alerta e proteja seu gatinho.

Leia também: Veja 5 tipos de gato savannah e as diferenças entre os felinos

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...