Looks like you have blocked notifications!

Estudo mostra as consequências de abandonar cachorros e gatos

Cachorros continuam sofrendo situações de abandono e abuso em muitas partes do mundo

-- Continuar depois da publicidade --

O número de cães e gatos nas ruas no Brasil já passa de 30 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o (IBGE).  Apesar de cachorros, serem fiéis companheiros dos homens,  eles ainda continuam sofrendo situações de abandono e abuso em muitas partes do mundo. E muitos dos animais abandonados acabam morrendo de fome, atropelados ou por motivos de doenças. Por isso, a coluna Pets do Folha Go vai falar mais sobre esse importante tema.

Então, nesse sentido, muitos dos resgatados em casas de abrigos, são só uma parte daqueles abandonados.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Abril Laranja é o mês de combate à crueldade animal

animais em abrigos
E muitos dos aniamais resgatados estão em casas de abrigos | Imagem CANVA

Por isso, sempre antes de adotar ou comprar um animal de estimação é importante avaliar se você terá condições para cuidar do bichinho. Ele exige dedicação e amor. Além de outros custos como, alimentação e cuidados básicos.

Saiba mais emPor Que Gatos Fogem Da Água? Entenda O Motivo

Animais abandonados: entenda mais

Um animal que foi abandonado pode confiar nos humanos novamente? Pesquisas científicas confirmam o que muitos donos de animais adotados já sabem. Isto é, os cães podem voltar a formar laços com as pessoas, sim. Mesmo após viver por um tempo em um abrigo para animais abandonados.

animais abandonados
Animais para adotar ou abandonar: quais as consequências do abandono de pets? Entenda Pixabay

Se você possui um animal que passou por essa situação, basta olhar como ele se comporta para entender o quão importante você é para ele.

Comportamento do cachorro abandonado

No entanto, pesquisas científicas, sobre o vínculo entre cães e seus donos, utilizam um protocolo para avaliar o comportamento canino. Ele é semelhante ao usado para estudar o apego de crianças pequenas às mães, conhecido como o “teste de Strange Situation”, que traduzido significa “Situação Estranha”.

Neste teste, um cão, seu dono e um estranho realizam uma série de episódios de separação e reencontro em uma sala, com o objetivo de estimular o apego do cão ao dono, bem como detectar qualquer diferença no comportamento do cão para com o estranho.

Estudo realizado na Hungria

animais abandonados
Animais para adotar ou abandonar: quais as consequências do abandono de pets? Entenda Foto – Pixabay

Em pesquisa realizada na Hungria, um grupo de cães abandonados teve contato com a mesma pessoa em 3 ocasiões, por 10 minutos de cada vez, em dias sucessivos.

-- Continuar depois da publicidade --

Durante cada encontro, a pessoa passeava com o cão na coleira. Além disso, conversava com ele, acariciava, brincava, e praticava alguns exercícios de treinamento simples. Por exemplo, o exercício ‘Sentar’.

Nesse sentido, ao final dos 3 dias, os cães foram expostos ao “teste de Strange Situation”, no qual a pessoa que interagiu com o cão por 30 minutos no total atuou como o “dono”.

Como os cães responderam? Reagiram como se essa pessoa fosse sua referência e preferiram-na ao estranho que entra e sai da sala.

Conclusões do estudo sobre animais abandonados

A conclusão do estudo é que cachorros de poucas semanas não são os únicos a formar laços com as pessoas: os cães adultos também podem fazer o mesmo, principalmente, se estiverem em uma situação em que não possam estabelecer laços com humanos por muito tempo; por exemplo, porque vivem em um abrigo.

Esses cães podem formar laços emocionais, mesmo após um período muito curto de contato com a mesma pessoa.

É claro que a tendência de formar novos laços de apego pode ser afetada pela socialização do cão com as pessoas em geral. Sobretudo, muitos mascotes que vivem em abrigos querem amar novamente. Então, agora você pode dar aos cães e gatos essa oportunidade, concorda?!

socializar com animais
Ademais, novos laços de apego pode ser afetada pela socialização | Imagem CANVA

 

Saiba como denunciar abandono e maus-tratos

Nesse mês do ‘Abril Laranja’, campanhas surgem para falar das maldades com os animais. Se você ver ou presenciar abandono ou maus-tratos faça uma denúncia. Ela pode ser anônima via telefone ou presencial.

Por isso vá à delegacia de polícia mais próxima.  E faça o Boletim de Ocorrência (BO).Ou então, compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Saiba que a denúncia de maus-tratos é legitimada por Leis Federais (LF). Ou seja, pelo Art. 32, da LF nº. 9.605, de 12.02.1998 (de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 1988.

maus tratos
A denúncia de maus-tratos é legitimada por Leis Federais | Imagem CAnva

Em São Paulo, faça a denuncia através da Divisão de investigações. Seja Infrações de Maus Tratos a Animais ou contra o Meio Ambiente. O atendimento é das 9 às 19h. Os Tel: (11) 3224-8208, (11) 3224-8480 e (11) 3331-8969, estão disponíveis também.

Nas demais capitais, consulte os órgãos da sua cidade via sites e prefeituras. Afinal, os animais de estimação tem sentimentos e abandonar é crime!

Leia também: 

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...