Gato persa: descubra mais desse pet gigante e charmoso

Descubra tudo sobre a origem e as características do famoso gato persa

O gato persa é considerado um das raças de gatos mais bonitas do mundo. No entanto, poucos sabem a verdade sobre a história de sua curiosa origem. Hoje, o Folha Go vai te contar todas as hipóteses a respeito da origem da raça persa, além de alguns detalhes da aparência física que torna o felino um dos pets mais elegantes do mundo.

Leia mais:  Gatos gostam de caixa 2D? Faça um teste com seu felino

 

-- Continuar depois da publicidade --

Gato persa
Veja tudo sobre a origem do gato persa. Fonte: r7

Conhecido atualmente por sua aparência fofa, chamativa e pelo excesso de pelos, o gato persa é uma das raças mais famosas entre donos de pets. A partir de agora, você vai descobrir mais alguns detalhes sobre esse lindo felino.

Gato persa: origem

A princípio, acredita-se que o gato persa tenha surgido na Pérsia, atual Irã, em meados no século 17, quando um famoso explorador italiano, Pietro Della Valle, trouxe consigo alguns gatos dessa raça, após mais uma de suas missões.

Segundo os historiadores, quando Pietro voltou para seu país natal com os gatos, a raça passou a se tornar muito popular pela população, por conta de sua beleza.

Contudo, alguns especialistas em cruzamentos de gatos também analisam que a raça possa ter surgido a partir do cruzamento do gato selvagem europeu e o gato de pallas, na Ásia central.

Atualmente, acredita-se que a raça moderna persa só surgiu dois séculos depois da origem inicial, já no século 19. Todavia, os gatos criados na Itália foram levados para a Inglaterra e lá, cruzados com felinos de outra raça, a angorá, popularizando de vez a espécie.

Assim, depois de algumas experiências genéticas nasceu o bichano persa realmente como conhecemos hoje.

-- Continuar depois da publicidade --

Aparência física:

Primeiramente, a característica mais marcante do gato persa é sua penugem macia, longa e brilhante, com excesso de pelos acima do comum, comparado a outros bichanos.

Todavia, é considerado por muitos um dos gatos mais lindos do mundo. O persa pode ter pelos de várias cores, como branco, preto, dourado e até prata.

O gato persa possui uma cabeça redonda e grande. Além do mais, suas orelhas também são redondas, mas pequenas e bastante separadas. Seu focinho é achatado e os olhos, grandes e expressivos. Em geral, os gatos brancos dessa raça quase sempre também tem lindos olhos azuis.

A princípio, o pescoço é curto e o nariz, mais arrebitado, com as narinas bem abertas. Por fim, suas patas são largas e, seu rabo pequeno seu tamanho varia de médio a grande.

Veja também: tela de proteção para gatos; entenda a importância

 

Gato persa
Veja algumas curiosidades da aparência física do famoso gato persa. Fonte: jornal bom dia

Portanto, agora que você já sabe mais sobre a origem e as características do famoso gato persa, resta decidir se assim como outros donos de pets, você também irá adotar um gato persa para si e, para sua família.

Ademais, enquanto você não se decide continue acompanhando nossa coluna de pets, onde todos os dias, sempre haverá um fato curioso sobre seu pet favorito.

Continue lendo sobre Gato Toyger: conheça as características do felino que parece tigre

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...