Gatos tem 7 vidas: será mito ou verdade? Descubra aqui

Provavelmente, ninguém 'contou' quantas vidas têm os gatos, concorda? Mas desde a Idade Média eles têm essa fama de longevidade.

Anúncio


Os felinos são animais cheios de mistérios e um deles é que os gatos têm 7 vidas. Algumas hipóteses para essa afirmação  surgiram desde a Idade Média, pois eles eles tinham fortes vínculos com as bruxas, principalmente os gatos  pretos.  E de lá para cá, a fama pegou. Para você entender mais sobre as características dos gatos, junte-se a nós nessa aventura aqui no Folha GO.

Continua depois da publicidade

Contudo, as habilidades nas caças, esperteza nas fugas e, sobretudo, a agilidade desses felinos sempre surpreende. E  os amantes desses mascotes irão querer, de qualquer jeito, que seja verdade, pois, o apego à  eles é grande.

Mas será mesmo que isso é verdade? Provavelmente, ninguém ‘contou’ quantas vidas têm os gatos, concorda? Até porque isso não seria possível. Mesmo assim, outra possibilidade dos gatos terem 7 vidas é imunidade alta. E ainda, há alguns que atribuem ao gato 9 vidas, como os ingleses, por exemplo.

Continua depois da publicidade
gatos tem 7 vidas
Provavelmente, ninguém ‘contou’ quantas vidas têm os gatos, concorda? | Crédito CANVA

Gatos têm sete vidas?

Cá entre nós, os gatos são muitos habilidosos quando se trata de quedas. O fato é que eles podem cair, e de pé, das alturas mais assustadoras sem ter nenhuma lesão. Isso acontece devido as adaptações do corpo, uma vez que eles são muito flexíveis e expert em fazê-las.

Continua depois da publicidade

Ainda mais, contam com vários sentidos super desenvolvidos, dentre eles: visão aguçada, resistência e uma audição de fazer inveja em qualquer humano. Assim, o mais provável é que eles podem sobreviver as mais diversas situações de perigo usando seus extintos. Daí, fica fácil entender a frase –  ‘gatos tem 7 vidas’. Afinal, quem já parou para observar o comportamento dos gatos sabe muito bem como é isso.

gatos
os gatos são muitos habilidosos quando se trata de quedas | Crédito CANVA

Ademais, leia também: Entenda mais sobre a caspa nos gatos e saiba como resolver

O pulo do gato

A expressão ‘pulo do gato’ remete as vezes que os gatos usam suas habilidades para escapar de uma fria. Ou seja, dos pulos que dão e não se machucam.

É possível que eles pulem uma distância 4X maior que seu tamanho normal. Desde 1,5 metros até 6 metros em média. O pesquisador Jim Usherwood, afirma que os gatos são animais aptos e preparados para viverem em árvores, daí a facilidade nata de pular prá lá e prá cá. As  pernas deles são fortes e longas e, os músculos são preparados para diminuir os impactos nas quedas.

O PH.D Jack Socha, pesquisador em movimentos dos animais na Vírginia, relatou que se o gato cair diretamente sobre as pernas o osso pode se quebrar. Porém, como são espertos para diminuir o impacto, se protegerem.

Em outras palavras eles as afastam (as pernas) para o lado e as juntas se dobram. Nesse sentido, “o gato está pegando aquela energia e colocando nas juntas, com menos força indo para os ossos”. Bem interessante e engenhoso essa ação dos bichanos.

Como estimular seu ‘gato ter 7 vidas’ para viver mais

Os gatos que vivem no ambiente doméstico precisam de estímulos para aguçar o extinto e gastar energia. Naturalmente, aqueles que ficam só na mordomia podem se tornar preguiçosos e obesos. Por isso saiba que a falta de atividade física pode trazer danos à saúde do seu pet, e com certeza ninguém quer algo ruim para o amigo de quatro patas.

gatos tem 7 vidas
Faça estímulos para seu gato aguçar o extinto e gastar energia | CANVA

Mas então o que fazer para que eles tenham mais qualidade de vida e vivam mais? Confira algumas dicas a seguir que são fáceis e práticas para implementar hoje mesmo.

1. Coloque brinquedos a disposição do seu pet.

2. Que tal uma caminha na janela para tomar sol?

3. Mantenha a areia, o bebedouro e o comedouro sempre limpos e acessíveis.

4. Os arranhadores também são ótimos para desestressar os gatinhos.

5. Uma caixinha de esconderijo também pode agradar.

6. Use redes nas janelas para evitar acidentes.

7. E uma que não pode faltar: visita periódica ao veterinário para avaliar a saúde do seu animalzinho.

Saiba mais: Gatos gostam de caixa 2D? Faça um teste com seu felino

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies