Looks like you have blocked notifications!

Lockdown em Goiás: Secretário de Saúde do Estado fala sobre o assunto

Cidadãos ficaram apreensivos com a possibilidade de adoção da mais dura medida de combate ao novo coronavírus

-- Continuar depois da publicidade --

Durante o decorrer dessa quarta-feira (17), os boatos de um novo lockdown em Goiás ganharam força no estado. Publicou-se nas redes sociais um vídeo do Governador Ronaldo Caiado defendendo a medida e tal fato proliferou rapidamente.  Os cidadãos, temerosos que se adotasse o lockdown em Goiás, começaram a procurar informações a respeito. Então, o Secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino, se apressou em desmentir os boatos, logo o portal Mais Goiás trouxe as informações.

De acordo com o Secretário de Saúde, as notícias sobre um lockdown em Goiás são fake news. Segundo ele, tudo o que o Governo propõe para conter a contaminação pelo novo coronavírus está na nota técnica emitida na terça-feira (16). Sendo assim, não há menção alguma a um “fechamento total” das atividades econômicas no estado. Dessa maneira, Ismael Alexandrino trouxe mais tranquilidade para os cidadãos de Goiás.

-- Continuar depois da publicidade --

A respeito do vídeo em que Ronaldo Caiado defende a instalação de um lockdown em Goiás, há uma explicação plausível. Trata-se de uma produção antiga, feita meses atrás. Na ocasião, o Governador de Goiás, de fato, defendeu o lockdown, mas não era algo que estava na pauta dessa semana para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Leia também: Fóssil do mais antigo mamífero do país é encontrado no interior de SP.

Governador Ronaldo Caiado pede a prefeitos que sejam duros no combate à pandemia

Um dos motivos para surgirem os boatos de um novo lockdown em Goiás foi uma reunião de Ronaldo Caiado com prefeitos goianos. Essa encontro ocorreu na manhã dessa quarta-feira (17) . Desse modo, governador de Goiás anunciou ontem essa reunião e, assim, os boatos surgiram, mesmo porque a situação do estado frente à pandemia não é confortável.

No decorrer da reunião, o Governador Ronaldo Caiado chamou os prefeitos à responsabilidade com o controle da pandemia. Além disso, afirmou que são necessárias ações mais duras para conter os contágios. De acordo com ele, os municípios precisam investir mais tempo na conscientização das pessoas. Para isso, o Governo do Estado fez um levantamento sobre os municípios e apresentou aos prefeitos os resultados encontrados.

-- Continuar depois da publicidade --

Portanto, percebe-se que, de fato, o governador não levantou a hipótese de lockdown em Goiás, pois a sua tese partiu, a princípio, da necessidade de se conscientizar as pessoas. Logo, estando cientes dos riscos, os cidadãos adotarão as medidas de segurança sem precisar de imposição para isso, foi o que o Secretário Ismael Alexandrino ressaltou.

Confira: Estudo sobre gravidez na adolescência no Distrito Federal.

O monitoramento dos casos por regiões

A Secretaria de Saúde dividiu o estado em 18 regiões para fazer o acompanhamento dos casos de infecção pelo novo coronavírus. O Governador apresentou esse modelo aos prefeitos nesta manhã. De acordo com o estudo feito, o Governo de Goiás espera monitorar de perto a situação de cada município e auxiliar na adoção de medidas mais rígidas onde isso se fizer necessário.

Esse estudo, inclusive, foi suficiente para indicar a alarmante situação de algumas localidades do estado, assim, entre as mais preocupantes estão as regiões Oeste e Vale do São Patrício. Portanto, aos prefeitos dessas regiões, Ronaldo Caiado pediu atenção redobrada e um esforço a mais para evitar a proliferação da doença.

Você pode gostar: Indústria do vestuário manifesta interesse em fazer investimentos em Aparecida de Goiânia.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...