Na USP, profissionais e estudiosos debatem o que é o jornalismo hoje

Saturação do mercado, condições precárias de trabalho, mudança de um jornalismo de informação para um jornalismo ancorado em práticas do marketing. São muitas as controvérsias envolvendo o jornalismo não só como atividade profissional, mas como serviço à sociedade e alguns autores até mesmo já previram sua “morte”.

“Nessa difícil conjuntura, o jornalismo de dados e multiplataforma, o jornalismo cidadão, o jornalismo independente e alternativo têm sido apresentados como soluções tanto para o mercado jornalístico quanto para a esfera pública dos direitos à informação e à livre expressão”, aponta Roseli Figaro, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Ela coordena o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), grupo que realiza na próxima terça-feira, dia 25 de junho, o seminário Ainda é possível falar em jornalismo?, em São Paulo. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário.

O seminário será transmitido em tempo real pelo sistema IPTV USP.

Pesquisadores e profissionais da área debaterão o que significa fazer jornalismo na atualidade, quais são as especificidades do discurso jornalístico frente às transformações do mercado e os fundamentos que orientam a existência do jornalismo como profissão. Representantes de mídias independentes, como Jornalistas Livres e Outras Palavras, e estudiosos da ECA e de outras universidades estão entre os convidados.

O trabalho fora da grande mídia Um estudo realizado pelo CPCT analisou como profissionais organizados nos chamados “arranjos econômicos alternativos” às grandes corporações de mídia sustentam sua autonomia. Foi a partir dele que surgiu a proposta de realizar o seminário.

Segundo a professora Roseli Figaro, ao mesmo tempo em que a desestruturação de empresas tradicionais precarizou a profissão, também alavancou o surgimento de novas iniciativas. “Jornalistas começaram a se reunir com outros pares para fundar veículos que se autodenominam alternativos ou independentes. Eles se reinventaram, com lógicas próprias de produção jornalística”, observa. Para a professora, o jornalismo é uma estrutura essencial às sociedades democráticas e a diversidade de fontes sérias de conteúdo é importante para manter essa lógica.

O estudo contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do CNPq e teve como base inicial o Mapa da Mídia Independente, elaborado pela Agência Pública, com o acréscimo de novos arranjos, até se chegar a 70 iniciativas na região metropolitana de São Paulo. Profissionais de 26 delas foram entrevistados presencialmente.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies