Looks like you have blocked notifications!

No Dia da Resistência Indígena, deputada compartilha foto da Esplanada

Dia é marcado por atos que reivindicam direitos

-- Continuar depois da publicidade --

Nesta segunda-feira (19/04), é celebrado o Dia da Resistência Indígena. Durante todo o dia, diversas homenagens foram prestadas aos povos nativos e primeiros habitantes do Brasil.

Além disso, parlamentares e representantes do governo comentaram sobre a importância de se ter uma consciência mais aprofundada a respeito do real significado da resistência indígena.

-- Continuar depois da publicidade --

Dia da Resistência Indígena é marcado por mensagens de justiça e respeito

O Dia da Resistência Indígena tem como principal foco dar visibilidade à luta dessa população amplamente negligenciada.

O Brasil é o país que mais mata indígenas e que, segundo a oposição, possui um discurso governamental que contraria os direitos desses povos.

As homenagens prestadas também abrem espaço para a divulgação de informações, tanto acerca das reivindicações, como da utilização dos termos corretos.

Se, outrora, o 19 de abril era chamado de Dia do Índio, a denominação correta passou a ser Dia da Resistência Indígena, pois o termo “índio” é tido como pejorativo, visto que não representa em sua totalidade, as diversas etnias indígenas.

-- Continuar depois da publicidade --

Desse modo, o termo carrega consigo todo o contexto de racismo e violência muito visto durante o período de colonização.

Tendo isso em vista, em 2019 lideranças indígenas percorreram 12 países da Europa para denunciar violações dos direitos indígenas e ambientais no Brasil.

Hoje, no Palácio dos 3 Poderes, um ato foi realizado para pedir o fim de projetos de lei que têm como objetivo a exploração e mineração de territórios indígenas e transferência de demarcação das Terras Indígenas do Poder Executivo para o Legislativo.

Entre as principais pautas levantadas pelos indígenas, ganham destaque a luta pela justiça com relação à demarcação de terras e o respeito com a cultura que sobrevive em meio a tantas ameaças.

Como forma de prestar sua homenagem ao Dia da Resistência Indígena, a deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG) engajada com a temática, postou em sua conta oficial do Twitter uma foto emblemática tirada na Esplanada dos Ministérios.

No Dia da Resistência Indígena, deputada compartilha foto da Esplanada
Imagem: Reprodução Twitter @aureacarolinax

 

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...