PF deflagra operação que combate garimpo ilegal no Pará

Operação Ouro Frio II foi deflagrada na última segunda-feira (12)

As informações foram apuradas pelo Folha Go! no site oficial da Polícia Federal e redigidas diretamente de Belém (PA). Na última segunda-feira (12) a Polícia Federal deflagrou a operação “Ouro Frio II” no estado do Pará. O objetivo foi combater a exploração de ouro por garimpos ilegais na Amazônia.

A operação segue em andamento nesta terça-feira (13) e é a segunda fase da operação que iniciou na última sexta-feira (09). Nessa fase anterior, a operação buscou o sequestro de bens avaliados em R$14 milhões e apreendeu mais de 44kg de ouro que provavelmente possui origem clandestina, da Reserva Maicuru, avaliados em R$14,8 milhões.

A ação iniciada na última sexta-feira (09) faz parte da Operação Verde Brasil 2, que visa a proteção da Amazônia e de outros biomas. Essas atividades são coordenadas pela vice-presidência em uma ação conjunta com as Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea do Brasil) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Na missão, foram inutilizados equipamentos e pistas de pouso utilizadas no abastecimento de garimpos clandestinos realizados Reserva Nacional do Cobre e seus Associados (RENCA), no Pará. A região é considerada inóspita e de difícil acesso.

Já na segunda etapa, o objetivo foi identificar a rede criminosa envolvida na extração, processamento e comercialização ilegal do ouro, crime previsto no artigo  2º da Lei 8.176/91 (usurpação de bem da União) e artigo 55 da Lei 9.605/98 (lavra clandestina). Somados, os dois crimes podem levar aos criminosos uma pena superior a 5 anos de reclusão.

A investigação identificou que durante o processo de exploração ilegal do ouro  foram feitas tentativas de “legalizar” a operação, buscando documentação legal para a exploração do ouro em local de reserva ambiental.

“Ouro Frio”, o nome da operação, faz referência justamente ao caráter clandestino da exploração desse outro apreendido, da falta de documentação legal para a realização desse garimpo.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies