PL 5595 prevê aulas presenciais na pandemia e é criticado por deputada federal; confira

Projeto quer tornar aulas presenciais como serviço essencial

Ainda no final de 2020, o PL 5595 foi apresentado no plenário da Câmara dos Deputados pelas deputadas federais Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP) também autoras da proposta. Entenda do que se trata o Projeto de Lei e saiba mais sobre a tramitação nesta segunda-feira (12/04).

De acordo com a ementa do projeto, a Educação Básica e o Ensino Superior devem ser reconhecidos como serviços e atividades essenciais, devendo acontecer de forma presencial.

Contudo, desde que foi anunciada a pandemia pelo novo Coronavírus, a recomendação sanitária dos órgãos de saúde, inclusive os internacionais, foi de suspender as aulas e atividades presenciais, visto os altos índices de contágio da doença e nenhum paliativo.

Desse modo, com a tramitação do projeto, escolas e instituições de ensino poderão voltar a atuar, mesmo em meio à pandemia e ao momento mais crítico vivenciado pelo país.

Deputada critica possível aprovação do PL 5595

Segundo a proposta, que está atualmente em análise na Câmara dos Deputados e espera o parecer do Relator na Comissão de Educação (CE), as atividades educacionais serão consideradas essenciais.

O Projeto de Lei visa proibir a suspensão de aulas e demais atividades tanto do ensino público, quanto do ensino privado que foram pausadas por conta da pandemia pela Covid-19.

As idealizadoras da proposta ainda acrescentaram no texto que as aulas presenciais só poderão ser suspensas “em situações excepcionais cujas restrições sejam fundamentadas em critérios técnicos e científicos devidamente comprovados”.

Além disso, citando a Agência Câmara de Notícias, as deputadas afirmaram:

Devemos ter a educação como serviço e atividade essencial, não podendo ser renegada em face de problemas momentâneos que a sociedade esteja enfrentando […] Absurdo é quando presenciamos diariamente governantes locais – governadores e prefeitos – elencando as mais diversas e variadas atividades como essenciais, mas não a educação.

Com a discussão pela Câmara, a também Deputada Federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) falou sobre o assunto em seu perfil oficial do Twitter demonstrando opinião contrária ao PL 5595.

PL 5595 prevê aulas presenciais na pandemia e é criticado por deputada federal; confira
Imagem: Reprodução Twitter @samiabomfim

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies