Looks like you have blocked notifications!

Veterinários com depressão ganham plataforma de apoio na pandemia

A depressão tem afetado de forma drástica veterinários ao redor do mundo. Confira.

-- Continuar depois da publicidade --

Uma onda preocupante e súbita de aumento dos casos de veterinários lutando contra depressão levantou um alerta sobre a situação desses profissionais. A notícia é de um estudo recente, feito ainda em 2020. A pesquisa mostra um número altíssimo – quase 400 veterinários cometeram suicídio entre os anos de 1979 e 2015. Veja hoje (08/04) no Cidades sobre uma organização, a ONG Not One More Vet (NOMV), que promove o apoio a essa classe de forma contínua.

ONG NOMV e a plataforma para veterinários

-- Continuar depois da publicidade --

Primeiramente, esse número de pessoas adoecidas aumenta a preocupação no que diz respeito à saúde mental, tanto dos veterinários quanto de suas respectivas equipes.

De acordo com o estudo feito recentemente pela AVMA ( American Veterinary Medical Association) e pela Merck Animal Health, diversos profissionais da área continuam adoecendo. E na sua maioria, apresentam  problemas relacionados as angústias mentais.

Todos sabemos que é preciso atenção e um trabalho de cuidado em rede de apoio para auxiliar pessoas com depressão, principalmente nesses casos relacionados a uma classe específica.

Saiba a seguir como uma plataforma de atendimento online traz esperança e diminui a ansiedade, depressão e alivia a angústias dois profissionais.

veterinários com depressão
Os atendimento online traz esperança e diminui a ansiedade, depressão e alivia a angústias | Imagem Jornal da USP

Impacto na vida real dos veterinários

Pensando nisso, em 2014, Nicole McArthur frustrada com o suicídio de uma profissional brilhante do rock, refletiu sobre a situação da famosa.

Diante dos fatos, a veterinária tomou a iniciativa de ajudar seus colegas que passavam por momentos difíceis e sem ter como falar ou buscar ajuda. Então, ela teve uma ideia incrível e criou a página do na internet, a “Not One More Vet” que significa ” Não mais UM veterinário”.

O objetivo primário sempre foi o ajudar aos veterinários e suas equipes a ter ter um espaço de cura possível.

Ainda assim, profissionais devidamente treinados em atendimento à pessoas em crise dão assistência virtual àqueles que acessam a página.

A expansão da plataforma

De um grupo pequeno, o NOMV ou Not One More Vet, virou assim uma rede mundial de apoio a profissionais do ramo da saúde animal. De sorte que, sempre quando precisam dessa conversa aberta sobre o tema, os voluntários prontamente acolhem a demanda.

Atualmente, o grupo com quase 30 mil participantes mundo a fora, conta  com a liderança de Carrie Jurney.

-- Continuar depois da publicidade --

Confira também: Causas de diarreia em gatos: saiba como prevenir em seu pet

Como a pandemia agravou os casos de veterinários lutando contra depressão

Veterinários sofrem com aumento de casos de depressão - Reprodução Pixabay
Veterinários sofrem com aumento de casos de depressão – Reprodução Pixabay

O enfrentamento da pandemia está difícil para todos. E para Carrie não é diferente, pois como ela mesma aponta, numa outra pesquisa recente feita pela NOMV, mais de 67% dos veterinários continuam com problemas relacionados com a depressão.

A cada semana, mais e mais pessoas buscam o auxílio da organização para obter uma palavra de conforto ou um apoio. O acesso ao site, portanto, só aumenta.

Carrie alerta ainda que, justamente pelo tempo em que estamos vivendo, é muito importante que não haja um descuido com nós mesmos.

Ela afirma que muitos desses veterinários lutando contra depressão acabam esquecendo de si mesmos. Além de ficarem presos no trabalho e nos afazeres domésticos, eles diminuem o cuidado consigo e com os familiares.

Deixar de cuidar da saúde, não praticar atividades físicas e nem conversar sobre o dia pode trazer consequências drásticas para a saúde, como se vê nos dias de hoje.

As conversas ajudam a aliviar as questões emocionais | Imagem CANVA

Parcerias para melhorar o atendimento

A fim de trazer ainda mais opções e conforto para todos os que precisam desse serviço tão importante, Carrie conseguiu uma importante parceria para auxiliar no aconselhamento desses profissionais com a BetterHelp.

A empresa oferece aconselhamento e consultas para profissionais da área da saúde mental de forma online. A NOMV garante continuidade do auxilio  gratuito àqueles funcionários que precisam de ajuda.

O objetivo maior é fazer com que essas pessoas possam ter ajuda imediata. Pois, assim podem recuperar mais rápido desse período difícil.

A iniciativa de Carrie Jurney e da NOMV está fazendo a diferença para seus colaboradores. Ademais, as ações são cruciais  para ajudar esses veterinários lutando contra depressão e consequentemente, diminuindo o risco de suicídio.

Leia agora: FDA Alerta sobre contaminação em rações para cães e gatos

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...