O que são os ETFs – entenda a novidade nas Criptomoedas!

Anúncio


Hoje, terça-feira, 20 de outubro de 2021. A equipe do Folha Go traz as principais informações sobre os ETFs do Bitcoin. Então aqui você fica por dentro de  tudo que acontece todos os dias.

Continua depois da publicidade

Marcou o mercado de criptomoedas nos últimos dias a aprovação de uma grande novidade nos EUA, o ETF,  primeiro fundo de índice aprovado para o universo dos criptoativos, novidade que já emplacou altos índices nas cotações do bitcoin.

Apesar do caráter inovador, eles não estrearam com exclusividade. 

Continua depois da publicidade

Isso porque a bolsa de valores brasileira, por exemplo, já possui ETFs robustosatuando desde abril de 2021, quando os investidores começaram a ter fundos de criptomoedas à disposição.

Continua depois da publicidade
O que são os ETFs - entenda a novidade nas Criptomoedas
Créditos de imagem pixabay

Mas o que são ETFs de criptomoedas?

Exchange Traded Funds, ou ETFs, são fundos de investimento constituídos com o objetivo de investir em uma carteira de ações que busca replicar a carteira e a rentabilidade de um determinado índice de referência.

Dessa forma, os ETFs surgem como uma alternativa de baixo custo, tanto para quem começa a dar os primeiros passos na renda variável, como para quem procura estratégias para variar a carteira.

Quais são os ETFs de criptomoedas listados na B3?

A bolsa de valores brasileira tem, hoje, cinco ETFs de criptomoedas cuja diferença básica se dá com relação aos índices. São eles:

  1. Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Indice (HASH11);
  2. QR CME CF Bitcoin Reference Rate (QBTC11);
  3. CME CF Ether Reference Rate (QETH11);
  4. Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Rate (BITH11); e
  5. Hashdex Nasdaq Ethereum Reference Price Fundo de Índice (ETHE11).

Bitcoin: Warren Buffett não acredita no sucesso da moeda?

Como investir em ETF de criptomoedas?

Para investir em um ETF não é muito diferente de comprar uma ação na bolsa. Como eles são negociados em bolsa, é preciso abrir uma conta em alguma corretora existente no Brasil.

Assim, o cadastro é feito online, e as empresas solicitam alguns documentos, como CPF, RG ou CNH. 

Depois que ocorre a aprovação do cadastro, geralmente confirmado por e-mail, basta transferir dinheiro para a plataforma encontrar o ETF na plataforma de negociações e realizar a compra.

Antes procure uma carteira equilibrada, porque é essencial antes de investir em criptomoedas. Apesar de os resultados saltarem aos olhos, os riscos também são bem elevados.

O que são os ETFs - entenda a novidade nas Criptomoedas
Créditos de imagem pexels

Quais as vantagens e riscos de investir em ETF de criptomoeda?

Dentre as vantagens dos ETFs estão:

  1. a) Facilidade, uma vez que é mais simples investir em criptomoedas por meio de ETFs, onde se faz o cadastro em uma corretora e negocia-se como ação.  
  2. b) Baixo investimento, pois não é preciso ser um investidor qualificado ou profissional para comprar um produto financeiro com 100% de exposição a criptomoedas.
  3. c) Segurança, porque as criptomoedas ainda não são regulamentadas no Brasil, no entanto, os ETFs contam com o aval da CVM para operar.

Agora falando de riscos, nós temos:

  1. a) Volatilidade, posto que os ETFs também estão sujeitos às oscilações de preço do bitcoin e das altcoins.
  2. b) Deslocamento, uma vez que existe o risco de um ETF não conseguir replicar exatamente o índice de referência.
  3. c) Limitação, dado que os ETFs de Bitcoin e altcoins têm gestão passiva e buscam apenas copiar um determinado indicador.

Frase-chave de foco:  o que são os ETFs

Slug: O que são os ETFs – entenda a novidade nos criptoativos

Meta-descrição: Os ETFs são “fundos de índices”, e constituem a nova modalidade de investir em criptomoeda direto pela Bolsa de Valores.

Bitcoin: Warren Buffett não acredita no sucesso da moeda?

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies