13º salário dos aposentados 2021 deve ser antecipado pelo governo

Antecipação do abono natalino deve ser confirmada, a exemplo do que ocorreu em 2020

Assim como ocorreu durante o primeiro semestre de 2020, o governo quer antecipar o pagamento do 13º salário dos aposentados do INSS para os próximos meses de 2021. A ideia já vinha sendo debatida desde o mês de dezembro e falta apenas ser aprovada no Congresso Nacional. Saiba todos os detalhes hoje (25/03).

A confirmação da antecipação do abono salarial dos aposentados deve ser confirmado ainda nesta semana. Assim que houver aprovação do Orçamento de 2021, enviado pelo governo federal para votação nas duas casas do Congresso.

-- Continuar depois da publicidade --

A ideia de antecipar novamente o pagamento do benefício extra partiu da equipe econômica do governo, mais precisamente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que prevê recursos disponíveis para operacionalizar a antecipação ainda no primeiro semestre de 2021.

13º salário dos aposentados 2021 deve ser antecipado pelo governo
13º salário dos aposentados 2021 deve ser antecipado pelo governo (Foto: Freepik.com)

Leia mais: Olé Consignado Oferece Empréstimo Online Com Prazo De Até 120 Meses Para Pagar

Antecipação do 13º salário dos aposentados do INSS em 2021

A medida é das ações a serem tomadas pelo governo, para mitigar os prejuízos financeiros que a pandemia de coronavírus causa. Além, claro, de auxiliar idosos vulneráveis durante os próximos meses do ano.

Além do abono natalino dos aposentados, o Abono Salarial (PIS/Pasep) também deve contar com antecipação para o final do primeiro semestre.

Da parte do governo, acredita-se que a medida é vantajosa tanto para as contas públicas, que não serão pressionadas pela antecipação do benefício, mas também para os próprios beneficiários.

A projeção é de que a rodada de pagamentos deva injetar cerca de R$ 50 bilhões na economia, que serão repassados aos beneficiários.

Quando deve haver confirmação?

A votação da proposta orçamentária 28/20 deve ser concluída ainda hoje, nesta quinta-feira (25/03).

-- Continuar depois da publicidade --

Inicialmente, haverá debate e votação no plenário da Câmara dos Deputados a partir das 15h. Já no período da noite, com horário previsto para 18h, devem ser iniciados os debates no Senado Federal.

Após a aprovação, que é esperada, o governo fará o anúncio da antecipação do 13º salário dos aposentados 2021, junto com as datas.

A expectativa é de que o benefício seja novamente repassado durante os próximos dois meses. A primeira estimativa era para o mês de março, mas o adiamento da votação do Orçamento de 2021 gerou também atraso na antecipação.

Leia também: Sem Crise Na Pandemia: Conheça Os Brasileiros Que Estão Bilionários

Quem vai receber?

Estarão aptos a receber o 13º salário, em suas duas parcelas, todos os aposentados do INSS.

Além deles, todo o grupo de pensionistas e beneficiários dos demais programas previdenciários.

E o 14º salário vai existir?

Em 2020, o abono natalino do INSS foi pago nos últimos meses do primeiro semestre. Já no final do ano, houve dúvidas frequentes sobre um possível 14º salário no mês de dezembro. O que, de fato, não chegou nem perto de ser cogitado.

Houve, inclusive, Projetos de Lei pedindo para que abono fosse dobrado para quem era aposentado pelo INSS. Um deles partiu de uma Ideia Legislativa que contou com mais de 43 mil assinaturas de brasileiros. Entretanto, nenhum deles foi adiante.

Para 2021, não existe nenhuma projeção e nem expectativa por parte do governo de pagar um 14º salário para aposentados no final do ano.

Leia ainda: Saiba Como Abrir MEI On-Line E De Graça Em Poucos Passos

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...