Antecipação do 13º salário dos aposentados deve ocorrer; saiba mais

O Congresso Nacional votou nesta última quinta-feira (25) o Orçamento Federal para este ano, o que era essencial para antecipação do abono extra anual

A antecipação do 13º salário dos aposentados é uma das estratégias econômicas que o Governo Federal anunciou ainda no início deste ano. Dessa maneira, a aprovação ontem (25) pelo Congresso Nacional do Orçamento 2021 da União, é um passo importante para efetivar tal medida. Saiba mais sobre o assunto nesta sexta-feira (26).

O pagamento de forma antecipada do décimo terceiro salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) repete uma estratégia de 2020. Com isso, é uma maneira de aumentar a circulação econômica sem pesar nos cofres públicos.

Afinal, o pagamento ocorreria de qualquer maneira. A sua antecipação, então, somente influencia no calendário, mas não nos cofres públicos. Abaixo, veja como isso impacta os beneficiários do INSS e o que esperar dessa medida.

13º salário dos aposentados
Pagamento do décimo terceiro salário está próximo – Foto: Freepik

Aprovação do Orçamento 2021 aproxima antecipação do 13º salário dos aposentados

O Orçamento anual da União é alvo de votação todos os anos. Ela é de responsabilidade do Congresso Nacional e dá as diretrizes do uso do dinheiro público para ações. Assim, é essencial para que se dê continuidade aos programas e medidas econômicas.

Estas são sempre importantes, obviamente. Contudo, em tempos de pandemia se tornam essenciais para que a população receba apoio governamental. Afinal, são inúmeras as consequências da Covid-19, sendo que o desemprego e a inflação são algumas delas.

Uma vez que a pandemia ainda está em curso e com números cada dia mais assustadores, o Governo Federal já havia manifestado a intenção de antecipar o pagamento do 13º salário dos aposentados. Ou seja, repetir a medida do ano anterior.

Dessa maneira, a votação e aprovação do Orçamento 2021 dá as bases necessárias para que a antecipação ocorra. Sobre isso, Paulo Guedes se manifestou em reunião nesta última quinta-feira (25) com membros do Senado Federal, pouco antes da aprovação:

Tomara que aprove o Orçamento para que possamos disparar a antecipação de benefícios de aposentados e pensionistas, são R$ 50 bilhões que podem vir para agora, para ajudar justamente os mais idosos nesta fase de recrudescimento da doença.

Quem terá direito ao 13º salário do INSS?

Não são apenas os aposentados que se beneficiam do abono extra. Isso, pois, o pagamento anual atinge a todos os beneficiários do INSS. Inclui, portanto, quem recebe auxílio-doença ou acidentário. Igualmente, pensionistas.

Quando será o pagamento do 13º salário dos aposentados?

Até o momento não houve a divulgação das datas. Contudo, isso deve ocorrer em breve junto à apresentação de um calendário. O pagamento ocorre em duas parcelas. Isso se dá, inclusive, quando há antecipação.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies