Alerta do Serasa explica sobre como se prevenir contra hackers e roubo de dados

Saiba como não cair em ciladas na Internet

Inegavelmente, uma das coisas mais preciosas para o consumidor é ter o seu nome limpo. Com efeito, manter as contas em dia e prezar por um bom comportamento financeiro evita problemas e abre muitas portas. Entretanto, pode acontecer do nome ficar sujo devido a algum tipo de fraude envolvendo roubo de dados. É o que diz o alerta do Serasa. Saiba tudo nesta quarta-feira (16/12).

Em seu site oficial, o órgão de proteção ao crédito, no intuito de auxiliar os consumidores a se precaverem contra fraudes envolvendo o CPF, fez um texto alertando sobre os riscos causados pelos hackers e como se prevenir desses ataques. Confira adiante.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia ainda: SPC e Serasa oferecem opções para consultar o score de crédito sem sair de casa

Alerta do Serasa informa sobre risco de roubos de dados por hackers

alerta do serasa hacker dados
Alerta do Serasa explica sobre como se prevenir contra hackers e roubo de dados. Fonte da imagem: Pixabay.com

O Serasa é uma instituição que vai muito além de cadastro negativo e cadastro positivo.  Com efeito, como forma de proteger o crédito e, consequentemente, também os consumidores, eles estão frequentemente produzindo conteúdos para ajudar o consumidor na prevenção de fraudes, como é o caso desse alerta do Serasa.

Eles informam que o e-mail do consumidor pode ser uma das portas de entrada para que um hacker consiga roubar os dados completos do consumidor, como nome, endereço, CPF, rendimentos e passaporte.

Leia ainda: SPC e Serasa oferecem plataformas on-line para ajudar a limpar o nome

Isso porque muitos hackers manda e-mails falsos, com informações falsas, que instigam a pessoa a clicar em algum link suspeito ou baixar um arquivo estranho. Com essa atitude, ele insere no computador da pessoa algum tipo de malware ou vírus e consegue roubar os dados do consumidor.

Dessa forma, com essas informações em mãos fazer compras no nome da pessoa, conseguir vincular o CPF da mesma a uma série de crimes, além de por o patrimônio da pessoa em risco.

-- Continuar depois da publicidade --

Qual é uma das soluções propostas pelo Serasa?

Uma das soluções propostas pelo Serasa envolve o monitoramento constante do CPF, e-mail, celular e passaporte. Aliás, para isso eles oferecem um serviço chamado Serasa Anti Fraude.

Por meio desse serviço, eles além do monitoramento propriamente dito, eles enviam alertas envolvendo CPF, e-mail, passaporte e celular, exibindo data, hora, local e dados envolvendo a movimentação atípica desses instrumentos.

Trata-se de um serviço pago, mensalmente ou anualmente.

Prevenindo-se contra o roubo de dados

Além de tudo isso e desse alerta do Serasa, esse serviço anti-fraude da entidade também é capaz de descobrir se os dados da pessoa foram vazados na chamada Dark Web.

A Dark Web é o lado obscuro e perigoso da Internet. Fica sob camadas muito escondidas e de difícil acesso e complicadíssimas de serem rastreadas.

Leia ainda: Conhece as diferenças e o que significa SPC e Serasa? Entenda já

Lá é onde se podem encontrar informações sobre crimes diversos, como pedofilia, drogas e fraudes financeiras envolvendo o CPF, por exemplo. Esse serviço ligado ao Serasa conta com uma equipe e suporte para lá de avançado e especializado, capaz de acessar a Dar Web e descobrir se os dados do consumidor foram parar lá.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...