App Bolsa Família 2021 pode oferecer vantagens para dia a dia do usuário

O app está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Além disso, a usabilidade da ferramenta é simples, fácil e gasta menos dados

Embora o governo não tenha colocado em prática a maioria das mudanças que pretendia fazer no Bolsa Família em 2020, desde dezembro a forma de pagamento do benefício vem sendo migrada para uma plataforma digital, chamada por alguns como aplicativo Bolsa Família 2021. Esse recurso relacionado ao repasse das parcelas trata-se do aplicativo Caixa Tem (utilizado para a movimentação da Poupança Social Digital), sendo a mais nova modalidade de pagamento. Assim sendo, entenda neste sábado (09/01) como utilizar a ferramenta e, por conseguinte, as vantagens que podem deixar o dia a dia mais prático do usuário.

Aplicativo Bolsa Família 2021: conheça as vantagens para o dia a dia
Aplicativo Bolsa Família 2021: conheça as vantagens para o dia a dia – Imagem: Divulgação Pronatec

Leia também: Tudo sobre o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira

Aplicativo Bolsa Família 2021 para pagamento

Como já destacado, o aplicativo Bolsa Família 2021 voltado para o pagamento das parcelas mensais é o mesmo app utilizado para o pagamento do auxílio e FGTS emergenciais (o Caixa Tem).

Os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) é finalizado em 9 e 0, foram os primeiros incluídos na nova modalidade de repasse.

Para os demais beneficiários, o cronograma acontecerá da seguinte forma:

  • NIS finais 6, 7 e 8 – janeiro;
  • Finais 3, 4 e 5 – fevereiro;
  • Grupos populacionais específicos e beneficiários com NIS finais 1 e 2 – março.

Contudo, caso o beneficiário não queira utilizar a poupança digital, a Caixa Econômica Federal (CEF) continuará oferecendo o serviço de saque do benefício normalmente, usando o cartão do benefício ou o Cartão Cidadão.

Mas caso o beneficiário queira utilizar o aplicativo, não precisará abrir uma nova conta ou se dirigir ao banco público, ou mesmo ao setor municipal responsável pelo Bolsa Família. Isto porque a própria Caixa abrirá automaticamente a poupança digital.

No entanto, para utilizar os recursos do app, o interessado deverá criar um perfil no Caixa Tem.

Veja ainda: Saiba como receber o Bolsa Família pelo CAIXA Tem em 2021

Como utilizar o aplicativo

Para fazer o download do aplicativo, basta acessar a loja do aparelho (no celular –  Google Play Store e Apple Store) e buscar pelo Caixa Tem.

Em seguida, deve-se informar o seu CPF e fazer uma senha de 6 dígitos. Feito isso, portanto, o usuário já poderá utilizar alguns dos recursos do aplicativo.

A aplicação está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Além disso, a usabilidade da ferramenta é simples, fácil e gasta menos dados; ou seja, o aplicativo otimiza os dados móveis do aparelho.

Com o recurso instalado no celular e o perfil criado, o beneficiário do Bolsa Família poderá sacar a parcela sem o cartão do benefício.

Para tanto, o beneficiário deve gerar, no próprio app, um código. Este código deverá ser entregue ao atendente da Lotérica ou poderá ser utilizado para sacar o valor do caixa eletrônico da CEF.

Assim sendo, o beneficiário deve selecionar a função “Saque sem cartão”. Após o código ser gerado, é possível ter acesso ao valor do Bolsa Família.

Vantagens na utilização do Caixa Tem

Além do recebimento do benefício sem o cartão físico, o beneficiário que optar pelo uso do aplicativo, poderá movimentar o valor como desejar.

Entre os principais recursos da ferramenta estão a funcionalidade de pagamento de boletos, compras em lojas físicas e online e pagamento de contas domésticas, como água, luz e gás, bem como transferências.

Desse modo, a Poupança Social Digital  é uma modalidade de poupança simplificada, aberta para beneficiários de programas governamentais que facilita o acesso aos valores. Agora também, os beneficiários do Bolsa Família poderão utilizá-la.

Confira: Poupança Social Digital: saiba como receber pagamento do Bolsa Família em 2021

Comments
Loading...