Looks like you have blocked notifications!

Auxílio-doença: qual o prazo de análise pelo INSS?

Quando o cidadão requer esse tipo de benefício, deve obrigatoriamente passar por uma perícia para, só então, receber resposta da aprovação ou não

-- Continuar depois da publicidade --

Todos os pedidos que são feitos à Previdência Social devem aguardar resposta. A lei, aliás, estipula o tempo que o Instituto Nacional do Seguro Social possui para respondê-los. Mas, afinal, qual é o prazo para análise, pelo INSS, do auxílio-doença? Conheça a resposta hoje, 03/03.

Em verdade, esse auxílio hoje leva o nome de auxílio-incapacidade. A alteração do título ocorreu no ano passado. Apesar disso, a nomeação antiga ainda é a mais praticada. O benefício se refere à incapacidade temporária, por doença física ou mental, para  prestação de serviços.

-- Continuar depois da publicidade --

Dessa maneira, assim como os demais benefícios pagos pelo INSS, o auxílio-incapacidade demanda um prazo de análise do pedido. Isso inclui tanto a apresentação de documentos quanto a realização de perícia médica e a resposta final.

auxílio-doença
Benefício por incapacidade exige requerimento e perícia médica – Foto: Freepik

Qual o prazo para análise do benefício de auxílio-doença pelo INSS?

Segundo a lei, a Previdência Social tem 45 dias para conceder respostas aos pedidos. Estes incluem, então, o auxílio-incapacidade e acidentário. Da mesma forma, as aposentadorias e pensões. Ou seja, o prazo vale para todos os tipos de parcelas.

Dentro desse prazo, então, ocorre a análise dos documentos que o cidadão apresentou. Além disso, é crucial que ocorra a perícia médica para os benefícios que se referem à incapacidade. Para isso, deve-se agendar a consulta.

-- Continuar depois da publicidade --

Como agendar a perícia médica do INSS?

Ao requerer o auxílio-doença o cidadão deve, logo depois, agendar uma perícia. Com isso, há a análise da incapacidade. A análise cabe a um médico perito do INSS. Atualmente o agendamento é online. Para isso, basta seguir esse passo a passo:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Logo em seguida, entre com o login e a senha cadastrados;
  • Então, selecione a opção “Agendar Perícia”;
  • Nesse momento, deve-se escolher pela modalidade correspondente (inicial ou remarcação);
  • Por último, siga as instruções em tela, escolha a agência mais próxima a você e escolha uma data e horário.

Assim, basta ir até a perícia na data e horário. Após, então, é preciso aguardar a resposta à perícia e, finalmente, à decisão do INSS. Quem não for aceito pelo auxílio-doença tem o direito, por outro lado, de requerer a revisão do pedido e passar por novos exames.

14º salário dos aposentados foi aprovado? Confira tudo sobre a parcela

O décimo terceiro é uma parcela geralmente paga ao final do ano, sendo que para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o pagamento foi ainda na metade de 2020. Dessa maneira, existe grande expectativa quanto ao 14º salário dos aposentados.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...