Banco pode proibir negativado no SPC/ Serasa de colocar contas no débito automático?

A condição de ter o nome sujo na praça tende a gerar muitas preocupações e receios

Uma das ações mais apontadas como adequadas para se evitar o esquecimento do pagamento de contas do cotidiano, seja luz, telefone, água ou outras mais, seria programá-las no débito automático. Contudo, será que os bancos podem bloquear esse serviço para quem está com o nome sujo no SPC e Serasa?

Essa dúvida pode parecer estranha, mas não é incomum para alguns que se encontram negativados. A condição tende a gerar muitas preocupações e receios.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia ainda: Dívida no SPC e Serasa caducou mas você ainda recebe cobrança? Entenda

O nome sujo no SPC/Serasa e as contas no débito automático

contas no débito automático spc e serasa negativados
Banco pode proibir negativados no SPC e Serasa de colocar contas no débito automático? Fonte da imagem: IDEC/Reprodução.

Logo de início respondemos que, independentemente de alguém estar negativado no SPC/Serasa ou não, o banco jamais pode forçar o consumidor cliente a aderir ao pagamento de contas no débito automático.

Inegavelmente, essa deve ser uma escolha exclusivamente do consumidor.

Há consumidores negativados que querem colocar as contas em débito automático, como forma de obter controle financeiro. Portanto, trata-se de um direito que não lhes pode ser subtraído.

Leia ainda: Conhece as diferenças e o que significa SPC e Serasa? Entenda já

-- Continuar depois da publicidade --

Cuidados que se deve tomar ao se colocar contas em débito automático

Um cuidado, entretanto, que se deve ter ao se colocar as contas em débito automático é sempre lembrar de verificar se existe saldo suficiente em conta para pagá-la. Se não houver, a conta obviamente não será debitada e o consumidor, por sua vez, ficará como devedor.

Além disso, é bom que se escolha uma data de pagamento sempre alguns dias após o recebimento da remuneração. Afinal, se houver algum problema, como um atraso, dará tempo de prover os recursos para o pagamento da conta na data correta.

Então, deve-se sempre verificar o extrato da conta, assim como também a respectiva fatura, para averiguar eventuais equívocos na cobrança.

Adesão e cancelamento do serviço

Se o banco não cobrar nenhuma taxa por esse serviço, vale muito a pena para o negativado no SPC e Serasa colocar suas contas no débito automático.

Como já dissemos, a iniciativa tende a gerar um maior controle financeiro na vida do consumidor.

Vale mencionar que o cliente pode cancelar o serviço a qualquer momento que quiser.

Leia ainda: Com quanto tempo o nome sai do SPC e Serasa? Confira e descubra agora mesmo

Em sendo assim, não querendo mais usufruir do serviço, é importante avisar ao banco sobre a decisão. Pois caso o consumidor não indique o desejo de cancelamento do serviço, pode acontecer do banco, equivocadamente, continuar debitando os valores.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...