Bolsa Família bloqueado ou suspenso? Saiba o que fazer

Ambos os problemas podem acontecer, mas por motivos diferentes

-- Continuar depois da publicidade --

Bolsa Família bloqueado ou suspenso – Existem diversos impedimentos que, por sua vez, podem dificultar que um beneficiário movimente o recurso conferido pelo programa Bolsa Família. Entre eles estão as situações de suspensão ou mesmo de bloqueio. Nesta quarta-feira (12) falaremos mais sobre isso aqui no Folha Go. Mostraremos que não é difícil resolver esses possíveis problemas.

Bolsa Família bloqueado ou suspenso: saiba o que fazer

-- Continuar depois da publicidade --

Ambos os problemas podem acontecer, mas por motivos diferentes. Vamos explicar cada um e apontar como proceder em cada situação. Afinal, não ter acesso ao recurso do programa pode afetar bastante a vida do beneficiário.

Bolsa Família bloqueado

Entre as duas situações, o Bolsa Família bloqueado é, talvez, a situação mais fácil de ser resolvida. Pois a causa desse bloqueio, em geral, se dá por: acesso de múltiplas contas no mesmo dispositivo móvel.

Caso o app seja bloqueado, você não poderá movimentar o dinheiro que está na conta.

Como resolver?

Caso o aplicativo Caixa Tem apresente a mensagem de “inconsistência cadastral”, os beneficiários do Bolsa Família poderão solucionar o problema pelo próprio celular. Para isso, bastará entrar novamente na plataforma e, desse modo, anexar a documentação solicitada pelo sistema.

O próprio app Caixa Tem enviará uma mensagem para garantir o desbloqueio do Bolsa Família. Sem a necessidade, portanto, de ir às agências bancárias.

No entanto, caso isso não revolva, existem outras formas de resolver o problema.

Entre elas estão:

  • Reinicie o seu celular e abra o aplicativo logo em seguida;
  • Confira a conexão de sua internet;
  • Atualize a plataforma para a versão mais recente e tente acessá-la;
  • Tente não entrar no Caixa Tem em horários de pico.

Caso esses meios não funcionem, você terá que comparecer a uma agência bancária com documentos em mãos. Lá eles vão conseguir verificar os motivos para o bloqueio e em seguida, oferecem a solução.

bolsa família bloqueado ou suspenso
O bolsa família bloqueado ou suspenso pode causar uma dor de cabeça. (Imagem: Pronatec)

-- Continuar depois da publicidade --

Bolsa Família suspenso

A suspensão pode ocorrer quando há alguma irregularidade com o cadastro. Portanto, para evitar que se tenha o benefício suspenso, é importante manter os dados sempre atualizados, de acordo com as novas regras.

Entre elas estão:

  • Ter na família, criança em idade escolar, entre 6 e 17 anos, devidamente matriculada em uma instituição de ensino;
  • Crianças da família, entre 6 a 15 anos, precisam frequentar ao menos 85% das aulas;
  • Jovens da família, de 16 a 17 anos, necessitam ter frequência de pelo menos 75%;
  • Calendário de vacinas das crianças da família, menores de sete anos, deve estar atualizado;
  • Gestantes devem comprovar a realização do pré-natal.

Como resolver?

Caso não cumpra algum requisito, ou até mesmo os seus dados estejam desatualizados, pode ocorrer a suspensão do benefício. Para que tudo volte a funcionar, você precisar atualizar seu cadastro. Como fazer isso você pode conferir neste artigo: Atualizar Cadastro Único pela Internet? Saiba como fazer

Ou você pode atualizar o cadastro baixando o app Meu CadÚnico. O app está disponível na App Store e play store para Android e iOS. No entanto, se preferir, essa atualização também pode ser feita pelo telefone. O número para contato é 0800 707 2003.

A ligação é gratuita, porém ela deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

Quem teve o benefício suspenso recebe o valor atrasado?

Quando acontece uma suspensão, é sim possível receber o recurso que ficou para trás. No entanto, irá ter de volta apenas o recurso de um 1 mês suspenso. Se por acaso esteja por 2 meses em suspensão, o beneficiário não tem direito a receber o recurso “atrasado”.

Já caso o benefício esteja suspenso por 6 meses, ocorre automaticamente o cancelamento.

Enfim, para evitar que o Bolsa Família seja bloqueado ou suspenso é necessário ter um certo cuidado com o que citamos acima. Se seguir as regras, e atualizar o cadastro frequentemente, esses bloqueios não vão ocorrer.

Então, continue lendo em nosso blog: Quem recebe salário mínimo tem direito ao Bolsa Família? Entenda

Bolsa Família bloqueado no aplicativo entenda o que mensagem significa

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...