Bolsa Família em dobro ainda pode ser aprovado para o natal; saiba mais detalhes

Com o PL do senador Barbalho, a possibilidade do pagamento do Bolsa Família em dobro ganhou uma nova força. Mas será suficiente?

Com o final do ano se aproximando, os beneficiários do principal programa de distribuição de renda do país, insistem em questionar nas redes sobre o Bolsa Família em dobro, que seria o pagamento de uma parcela extra do benefício como ocorreu em 2019. Mas esse pagamento vai mesmo acontecer? Vamos mais uma vez, nesta terça-feira (03/11), esclarecer o assunto para o nosso leitor.

Bolsa Família em dobro poderá ser pago no natal; saiba maiores detalhes
Bolsa Família em dobro ainda pode ser aprovado para o natal; saiba mais detalhes – Imagem: Divulgação UOL

O assunto não é novo, no final de outubro deste ano, uma proposta acerca da temática do pagamento extra foi enviada ao Congresso Nacional. Desse modo, confira as informações sobre o andamento desta medida e entenda melhor a situação.

Leia também: O que significa elegível via Cadastro Único? Saiba já

Bolsa Família em dobro ganha nova proposta para se tornar permanente

No último dia 28 de outubro, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) elaborou e assinou o Projeto de Lei nº 5061/2020, que atualmente está em tramitação ainda nas casas legislativas.

O PL, desse modo, tem como objetivo tornar o pagamento do abono natalino, permanente. O pagamento ocorreu somente em 2019, para cumprimento de promessa de campanha do  presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e como forma de compensar a alta inflação.

No entanto, esta não é a primeira tentativa de tornar possível o Bolsa Família em dobro. No início do ano, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também elaborou uma proposta de repetir anualmente o pagamento do abono natalino.

A proposta de Randolfe (para transformar a Medida Provisória 898/2019 em lei) não chegou a ser votada, pois perdeu a validade ainda em março. Caso tivesse sido aprovada, beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberiam a parcela extra todos os anos.

A MP chegou a ser aprovada pela comissão mista, porém, deveria passar pelos plenários da Câmara e do Senado, mas devido à postergação por parte de integrantes do legislativo, a medida acabou caducando.

Portanto, com o PL do senador Barbalho, o pagamento do Bolsa Família em dobro ganha uma nova roupagem e pode beneficiar os atendidos pelo programa que tanto necessitam do bônus, principalmente em tempos de pandemia.

O que muda caso o PL do senador Barbalho seja aprovado

O PL que prevê o pagamento do abono natalino permanente para os beneficiários do Bolsa Família pretende alterar a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004 (do Programa Bolsa Família).

A mudança diz respeito a como o texto da lei passará a vigorar:

“Art. 2º-B. A parcela de benefício financeiro de que trata o art. 2º relativa ao mês de dezembro será paga em dobro.”

O documento do senador contém a seguinte justificativa para que o Bolsa Família em dobro seja aprovado:

No ano de 2019, o governo federal, através da Medida Provisória nº898,
de 2019, autorizou o pagamento do abono natalino no Programa Bolsa Família, ficando restrito apenas àquele ano.
Acredito que esse tipo de benefício não deve ficar restrito apenas a um
ano específico. Ele deve ser transformado em uma verdadeira política de Estado contínua, pois fará diferença para as famílias que vão recebê-lo.

Além disso, o senador sugeriu que o Congresso Nacional aprovasse também o crédito suplementar, para a concessão do bônus aos beneficiários em caso de falta ou baixo orçamento.

Sendo assim, se aprovado, o PL beneficiará milhares de usuários do Bolsa Família, concedendo uma parcela extra correspondente ao valor do benefício de dezembro.

Veja ainda: Como saber se fui aprovada no Bolsa Família? Entenda

O valor extra ainda,  poderia ser equivalente ao valor do auxílio residual disponibilizado hoje. Ou no valor do benefício pago a cada aposentado ou pensionista. Essas questões ainda não foram discutidas e, portanto, definidas.

O que se tem hoje, ainda é uma mera possibilidade, pois o projeto de lei continua podendo seguir o seu trâmite normal,  e ser votado pelos deputados e sancionado pelo presidente.

Contudo, muitos acreditam que isso só aconteceria com muito apelo popular, para sensibilizar os que precisam votar e aprovar a lei.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies