Cadastro Positivo no SPC e Serasa pode aumentar ou baixar o score? Confira

Saiba todos os detalhes hoje

O Cadastro Positivo no SPC e Serasa se tornou um elemento muito comentado no mercado brasileiro de três anos para cá. Apesar de já existir há um tempo razoável, ele foi se popularizando e ganhou um destaque maior quando, em 2019, foi sancionada uma lei que instituía a obrigatoriedade de adesão inicial a ele. Entenda hoje (02/06) como isso funciona aqui no Folha Go.

Além de uma série de pretensas vantagens e benefícios para que aceitar aderir a ele, os consumidores se questionam se esse cadastro pode aumentar ou reduzir o score de crédito. Bem, na realidade, de certa forma, ele pode causar ambas as coisas.

-- Continuar depois da publicidade --

Por que o Cadastro Positivo no SPC e Serasa pode alterar o score de crédito

Para entender como funciona o Cadastro Positivo no SPC e Serasa, deve-se ter em mente que ele guarda uma semelhança com o “cadastro negativo”. Com efeito, assim como o “cadastro negativo”, o positivo também registra as dívidas pendentes, ou seja, os débitos que não foram pagos, as negativações.

Contudo, em oposição à sua contraparte “negativa”, o Cadastro Positivo armazena uma quantidade e uma diversidade ainda maior de informações. Em outras palavras, ele também mostrará tudo aquilo que o consumidor fez de bom no decorrer do tempo.

cadastro positivo spc e serasa score (1)
Cadastro Positivo no SPC e Serasa pode aumentar ou baixar o score? Confira. Fonte da imagem: Freepik

Ou seja, ele nada mais é do que um registro mais completo e detalhado a respeito do histórico do consumidor. Nele constarão as contas pagas pela pessoa, detalhando a data em que elas foram pagas e o valor. Isso vai construindo um histórico mais robusto acerca do comportamento financeiro do consumidor, um relatório mais minucioso.

-- Continuar depois da publicidade --

Assim sendo, se uma pessoa paga todas as contas rigorosamente em dia, tem contas em seu nome e mantém os dados atualizados no birô de crédito, o score pode aumentar consideravelmente. Por outro lado, se o consumidor atrasou o pagamento de alguma conta ou boleto, solicitou crédito muitas vezes seguidas, isso vai diminuir o score.

Entretanto, não é necessário alarde. Conforme o consumidor vai melhorando seu comportamento financeiro, os impactos dos elementos negativados ficam reduzidos e, consequentemente, o score também vai melhorando.

A utilidade do score

Dado que o Cadastro Positivo no SPC e Serasa pode aumentar o score, é interessante que se compreenda o quão útil pode ser essa pontuação de crédito na vida do consumidor brasileiro.

Quando uma empresa faz a análise, para avaliar se deve ou não conceder crédito a um dado consumidor (pode ser um banco, uma fintech, uma loja que possua crediário, uma seguradora e assim por diante), o score é algo levado em consideração. Quanto mais alto for o score, maiores são as chances de se conseguir esse crédito.

Isso porque o score é uma representação do histórico do consumidor. Ele indica, entre outras coisas, a probabilidade de alguém honrar os seus compromissos. Sendo assim, um score alto significa que aquela pessoa provavelmente paga suas contas dentro do prazo.

Além disso, uma pessoa com um bom score tem mais chances de obter juros menores na hora pedir um empréstimo, por exemplo.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...