Com quantos anos o nome sai do SPC e Serasa? Confira

Anúncio


Com quanto anos o nome sai do SPC e Serasa? Conforme o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), após certo tempo decorrido do não pagamento do débito pendente, o devedor que ficou com negativação no CPF terá o seu nome retirado do banco de dados do birô. Saiba mais hoje (14/06) aqui no Folha Go.

Continua depois da publicidade

Em outras palavras, existe um tempo máximo no qual o nome de um consumidor pode permanecer com negativação.  Quando esse período se encerrar, a empresa credora tem a obrigação de tirar o nome dele das entidades de crédito.

Com quantos anos o nome sai do SPC e Serasa? Entenda o prazo de prescrição

Primeiramente, antes de descobrir com quantos anos o nome sai do SPC e Serasa, é essencial estar ciente de que, mesmo após um dia do vencimento de uma dívida, o respectivo credor já pode fazer sua inclusão no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito.

Continua depois da publicidade

Entretanto, geralmente as empresas e credores, em termos práticos, geralmente esperam um tempo mais longo para tomar essa atitude.

Continua depois da publicidade

Contudo, logo que a dívida vence, existe um prazo máximo que a lei define para que se negative o CPF do consumidor. Não só isso, mas também para que ele possa cobrar a dívida na Justiça.

com quantos anos o nome sai do spc e serasa consumidor
Com quantos anos o nome sai do SPC e Serasa? Confira. Fonte da imagem: Serasa/Reprodução

Assim sendo, o tempo máximo para a manutenção da negativação do nome é de 5 anos. Al propósito, eles se contabilizam  a partir do data de vencimento da dívida e a respectiva falta de pagamento.

Desse modo, se porventura mesmo assim o credor não lograr receber a dívida, ele acaba perdendo o direito de cobrar a dívida na Justiça, assim como a oportunidade de realizar o protesto em cartório próprio.

Em outras palavras, ocorre aquilo que se chama de prescrição, ou seja, a perda do direito de ação do titular de determinado direito, no caso em questão, do credor.

O que pode e não pode ser feito depois da prescrição da dívida

Com quanto tempo o nome sai do SPC e Serasa – É fundamental pontuar que o fato de que houve a prescrição de uma dívida não quer dizer que ela não existe mais ou mesmo de que não possa mais haver cobrança;

Na realidade, o que acontece é que ela não pode mais servir de base para uma negativação, nem tampouco pode ser protestada ou cobrada na Justiça. No mais, ela continua existindo em si.

Dessa forma, o credor tem sim o direito de cobrar o débito, seja por correio, e-mail ou telefone. No entanto, essa cobrança não pode ocorrer de forma abusiva, sob risco de gerar processo.

 

 

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies