Como cancelar uma compra no cartão Nubank? Confira os passos agora

A medida, conhecida como estorno, é um direito do consumidor em diferentes situações de compra

Um cliente que fez uma compra no cartão de crédito pode perfeitamente, pelos mais variados motivos, querer cancelá-la. Normalmente, isso é resolvido diretamente com o estabelecimento no qual se fez a aquisição. Mas como cancelar uma compra no cartão Nubank, sobretudo se a loja não está facilitando? Entenda isso na matéria de hoje.

O cancelamento de compra também é chamado de estorno. A propósito, o estorno nada mais é do que o ato de devolver o dinheiro gasto em uma determinada compra. Essa medida é um direito do consumidor em diferentes contextos.

Leia ainda: Cartão Nubank Platinum tem limite maior? Entenda mais sobre essa versão

Como cancelar uma compra no cartão Nubank

Como cancelar uma compra no cartão Nubank?
Como cancelar uma compra no cartão Nubank? Foto Freepick

Quanto ao questionamento sobre como cancelar uma compra no cartão Nubank, a própria fintech ressalta que, do mesmo modo que as demais operadoras de cartão de crédito, ela atua como um meio de pagamento. Desse modo, ela por si só não possui autonomia para a devolução de nenhum valor, servindo somente como intermediadora.

Por esse motivo, a orientação é de que se deve procurar o estabelecimento e, assim, pedir por lá o cancelamento da compra.

Nesse processo, aconselha-se reunir todas as provas e as razões que levaram ao desejo e a consequente solicitação de estorno.

Recomenda-se igualmente guardar um registro do diálogo da solicitação (pode ser e-mail ou o protocolo de atendimento, por exemplo).

Leia ainda: Saque emergencial do Nubank aumentou; saiba como funciona e como usá-lo

Caso o estabelecimento se mostre resistente ao pedido de estorno, é possível requerer a ajuda do Nubank para mediar o impasse.

Para tanto, tudo o que se precisa fazer é acessar o aplicativo da fintech e efetuar a contestação de compra.

Passo a passo detalhado para fazer contestação de compra no aplicativo

Observe o passo a passo abaixo para aprender como cancelar compra no cartão Nubank:

  • Acesse o aplicativo da fintech e clique na compra para poder ter acesso aos detalhes dela;
  • Selecione a opção “Reportar”;
  • Aponte a razão que motivou o desejo de contestar a transação;
  • Cumpra todos os passos indicados, descrevendo minuciosamente tudo o que aconteceu e reporte a transação;
  • Junte toda a documentação que se tenha e, que, por sua vez, possa auxiliar na solução do caso. Faça a anexação no aplicativo mesmo, assim que esses documentos todos forem solicitados;
  • Depois, basta ficar atento ao e-mail para receber um parecer sobre o caso.

A contestação de transação

É importante pontuar, que reportar a compra no aplicativo da fintech não significa que ela necessariamente será cancelada.

Quando se reporta o acontecido, a equipe do Nubank fica a par da situação e procura auxiliar na intermediação, como já exposto acima.

Depois de se reportar a situação, conforme também citado anteriormente, o que resta mesmo é aguardar a resposta.

Talvez, eventualmente, a fintech venha a pedir mais algumas informações no decorrer do processo, via e-mail.

Leia ainda: Digio ou Nubank: qual deles oferece o melhor cartão de crédito e conta digital?

Se porventura o cliente contatou o estabelecimento e ele aprovou o cancelamento, é só enviar um comprovante dessa autorização (que pode ser um e-mail de confirmação ou print da conversa) e mandar para a fintech pelo aplicativo.

Por outro lado, se o estabelecimento não aprova o estorno, o Nubank junta todas as provas do caso e manda para a empresa responsável, pela maquininha do cartão.

Esse processo recebe o nome de disputa. Cabe ressaltar que o banco digital não tem a decisão final sobre essa disputa.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies