Como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2021? Veja

A declaração demanda que o consumidor declare não apenas aquilo que recebeu, mas também alguns tipos de despesas

Este ano, devido a continuidade da pandemia, o Governo Federal prorrogou novamente o prazo para a declaração do Imposto de Renda. No entanto, muitos contribuintes têm dúvidas sobre como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2021. Saiba mais hoje (18/05), aqui no Folha Go.

A declaração demanda que o consumidor declare não apenas aquilo que recebeu, mas também alguns tipos de despesas; como é o caso, por exemplo, do crédito consignado, investimentos, financiamentos e assim por diante. Desse modo, é necessário saber como informar corretamente, para que não haja problema com a Receita futuramente.

-- Continuar depois da publicidade --

Saiba como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2021

A priori, para ter como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2021, deve-se dirigir até a ficha “Dívidas e Ônus Reais”. Desse modo, torna-se necessário declarar o código da instituição financeira que liberou o empréstimo e o respectivo CNPJ, no campo “Discriminação”.

Depois, no mesmo campo, deve-se informar igualmente a forma e as condições de pagamento. Assim sendo, ao se dizer qual é o saldo da dívida, preste atenção no campo “Situação em 31/12/2020”.  Diga, assim, qual o valor que ainda resta pagar.

como declarar empréstimo consignado no imposto de renda 2021 passos
Como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2021. Fonte da imagem: Pixabay

Se porventura o contribuinte já quitou o empréstimo em 2020, basta deixar esse campo em branco, a fim de dar baixa no empréstimo.

Ademais, é preciso explicar em detalhes a situação em 2019 e 2020, dependendo do que se obteve de empréstimo.

-- Continuar depois da publicidade --

Caso o cidadão possua mais de um empréstimo, ele deverá abrir uma ficha para cada empréstimo na declaração.

Além disso, para descobrir quais valores declarar, o cidadão precisa solicitar o informe de financiamentos e empréstimos à instituição da qual tomou o crédito.

Escapando da malha fina da Receita

Inegavelmente, ao aprender como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2021, o cidadão necessitará se atentar para os seguintes detalhes:

  • Aqueles que pediram um consignado superior a R$5 mil em 2020 necessita informar a operação no Imposto de Renda;
  • Contudo, alguns especialistas afirmam que mesmo os consignados de menor valor precisam constar na declaração;
  • Caso haja a obrigação de declarar o imposto e não prestar contas à Receita até o prazo máximo, deverá pagar uma multa de pelo menos R$165,74;
  • Por fim, a data limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda é 31 de Maio.

FGTS Aniversário 2021: Até Quando É Possível Sacar?

O FGTS aniversário 2021 é uma das alternativas que os trabalhadores têm para movimentar o Fundo de Garantia. Contudo, ele segue uma série de regras quanto à data da solicitação, aos prazos de saque e ao valor. Para não perder a chance de sacá-lo conheça as normas.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...