Como dou entrada no Seguro-desemprego durante a pandemia? Saiba agora

Procedimento é feito agora exclusivamente pela internet

A pandemia pelo novo Coronavírus alterou todo o funcionamento da sociedade em escala global e a forma como vivenciamos o mundo. Desse modo, praticamente tudo está funcionando de maneira remota e online. Tendo isso em vista, muitos trabalhadores recém desempregados em plena pandemia fazem a seguinte pergunta: “como dou entrada no Seguro-desemprego?”. Saiba, portanto, neste sábado (27/02).

Durante esse período, os pedidos estão sendo feitos de forma digital e por canais diferentes; confira como efetuar o procedimento.

Como dou entrada no Seguro-desemprego?

Em tempos normais, antes da pandemia pela Covid-19, os pedidos do Seguro-desemprego eram feitos nos postos de atendimento, como o Sistema Nacional do Emprego (Sine) e as Superintendências Regionais do Trabalho.

Como dou entrada no Seguro-desemprego durante a pandemia? Saiba agora
Como dou entrada no Seguro-desemprego durante a pandemia? Saiba agora – Imagem: Divulgação G1

Contudo, os serviços presenciais foram temporariamente cancelados dando espaço para as plataformas digitais.

Assim sendo, o governo ampliou o atendimento remoto, passando a receber pedidos do seguro de forma 100% digital.

Portanto, o beneficiário poderá solicitar seguro-desemprego on-line, sem sair de casa e de forma muito simples.

Para tanto, basta ter acesso à Internet e ter em mãos a documentação necessária, bem como o número de requerimento do seguro (conjunto numérico formado por 10 dígitos), fornecido pelo ex empregador e facilmente encontrado no formulário de dispensa.

Solicitar Seguro-desemprego pelo site

O interessado deve acessar o Portal Emprega Brasil e selecionar a opção “Cadastrar” no lado esquerdo da tela (caso esteja usando um computador).

Após esse procedimento, será necessário entrar no sistema com um login. Caso o trabalhador já tenha, basta preencher os campos requisitados. Mas caso contrário, deverá criar uma senha.

Serão solicitados dados pessoais, como CPF, telefone e nome completo. Além disso, o interessado deverá responder perguntas relacionadas à sua vida profissional.

Feito isso, é possível solicitar o seguro-desemprego on-line. Basta clicar na opção e preencher com o número do requerimento.

O sistema informará, ao término da requisição, se o trabalhador terá direito ou não ao dinheiro. Isso se deve ao cruzamento de dados entre os ministérios e o governo.

Solicitar o seguro pelo aplicativo

Outra forma de solicitar seguro-desemprego on-line é pelo aplicativo; veja o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para os sistemas Android e iOS;
  • Faça o cadastro no site do governo (gov.br) para fazer login e senha. Caso já possua, não é necessário criar outro;
  • Clique em “Benefícios” (a tela mostrará as últimas anotações da Carteira de Trabalho. Clicando nessa opção, você será direcionado ao seguro);
  • Em seguida, clique na opção “Solicitar” disponível na aba do seguro;
  • Digite o número do requerimento de seguro-desemprego;
  • Caso todas as informações estejam corretas, clique em “Avançar” no final da tela;
  • Serão apresentadas, depois disso, informações sobre contrato de trabalho, cargo, meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da demissão e a média salarial. Tais informações precisam ser confirmadas. Desse modo, caso estejam corretas, clique em “Confirmar”.

Caso o trabalhador tenha direito ao benefício, ele já poderá verificar no aplicativo a quantidade de parcelas e as respectivas datas para o pagamento; bem como o local de saque do benefício.

PIS vai ser depositado no Caixa Tem em fevereiro? Saiba quem recebe

Ainda existem muitas dúvidas sobre este tema. Mas, leia o conteúdo completo aqui e fique por dentro de tudo do PIS 2021: https://folhago.com.br/blogs/podereco…

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies