Como dou entrada no Seguro-desemprego durante a pandemia? Saiba agora
Procedimento é feito agora exclusivamente pela internet
A pandemia pelo novo Coronavírus alterou todo o funcionamento da sociedade em escala global e a forma como vivenciamos o mundo. Desse modo, praticamente tudo está funcionando de maneira remota e online. Tendo isso em vista, muitos trabalhadores recém desempregados em plena pandemia fazem a seguinte pergunta: “como dou entrada no Seguro-desemprego?”. Saiba, portanto, neste sábado (27/02).
Durante esse período, os pedidos estão sendo feitos de forma digital e por canais diferentes; confira como efetuar o procedimento.
Como dou entrada no Seguro-desemprego?
Em tempos normais, antes da pandemia pela Covid-19, os pedidos do Seguro-desemprego eram feitos nos postos de atendimento, como o Sistema Nacional do Emprego (Sine) e as Superintendências Regionais do Trabalho.
Contudo, os serviços presenciais foram temporariamente cancelados dando espaço para as plataformas digitais.
Assim sendo, o governo ampliou o atendimento remoto, passando a receber pedidos do seguro de forma 100% digital.
Portanto, o beneficiário poderá solicitar seguro-desemprego on-line, sem sair de casa e de forma muito simples.
Para tanto, basta ter acesso à Internet e ter em mãos a documentação necessária, bem como o número de requerimento do seguro (conjunto numérico formado por 10 dígitos), fornecido pelo ex empregador e facilmente encontrado no formulário de dispensa.
Solicitar Seguro-desemprego pelo site
O interessado deve acessar o Portal Emprega Brasil e selecionar a opção “Cadastrar” no lado esquerdo da tela (caso esteja usando um computador).
Após esse procedimento, será necessário entrar no sistema com um login. Caso o trabalhador já tenha, basta preencher os campos requisitados. Mas caso contrário, deverá criar uma senha.
Serão solicitados dados pessoais, como CPF, telefone e nome completo. Além disso, o interessado deverá responder perguntas relacionadas à sua vida profissional.
Feito isso, é possível solicitar o seguro-desemprego on-line. Basta clicar na opção e preencher com o número do requerimento.
O sistema informará, ao término da requisição, se o trabalhador terá direito ou não ao dinheiro. Isso se deve ao cruzamento de dados entre os ministérios e o governo.
Solicitar o seguro pelo aplicativo
Outra forma de solicitar seguro-desemprego on-line é pelo aplicativo; veja o passo a passo:
- Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para os sistemas Android e iOS;
- Faça o cadastro no site do governo (gov.br) para fazer login e senha. Caso já possua, não é necessário criar outro;
- Clique em “Benefícios” (a tela mostrará as últimas anotações da Carteira de Trabalho. Clicando nessa opção, você será direcionado ao seguro);
- Em seguida, clique na opção “Solicitar” disponível na aba do seguro;
- Digite o número do requerimento de seguro-desemprego;
- Caso todas as informações estejam corretas, clique em “Avançar” no final da tela;
- Serão apresentadas, depois disso, informações sobre contrato de trabalho, cargo, meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da demissão e a média salarial. Tais informações precisam ser confirmadas. Desse modo, caso estejam corretas, clique em “Confirmar”.
Caso o trabalhador tenha direito ao benefício, ele já poderá verificar no aplicativo a quantidade de parcelas e as respectivas datas para o pagamento; bem como o local de saque do benefício.
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