Como funciona o empréstimo consignado Santander?

O empréstimo consignado Santander vem sendo uma das alternativas de crédito para os clientes do banco

O empréstimo consignado Santander é mais um dos serviços oferecidos pela instituição. Mas para conseguir o crédito será necessário entender como funciona. Então hoje, 04 de janeiro de 2021, tudo será detalhado.

Conseguir crédito com o banco pode ser uma ótima opção para resolver um problema financeiro ou realizar uma compra. Mas é importante ter muito cuidado, porque os juros podem ser altos e a dívida triplicar de valor.

O empréstimo consignado do banco Santander vem sendo muito procurado pelos clientes. Mas é muito importante compreender o serviço. Porque este tipo de serviço apresenta características diferentes dos outros tipos.

Veja então: Refinanciamento de empréstimo consignado Santander: saiba como funciona

Como funciona o empréstimo consignado Santander?

Como funciona o empréstimo consignado Santander?
Como funciona o empréstimo consignado Santander? | Foto: Joelfotos por Pixabay

O empréstimo consignado Santander segue o padrão básico. Então, o valor das parcelas do empréstimo serão descontados diretamente do salário ou do benefício da aposentadoria.

Por isso, a sua contratação é feita mediante a apresentação de uma documentação básica. Sendo elas:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda. Porém, este terá que ser recente.

As taxas de juros podem variar de acordo com o contratante. Mas é importante frisar que o valor máximo do crédito não poderá ultrapassar 35% do salário mensal do funcionário.

Porém, durante a pandemia foi aprovado um aumento nesta porcentagem. Então o valor teve um aumento de 5%, chegando a 40% do salário. Onde 5% representa o valor destinado ao cartão de crédito consignado.

A validade do aumento do empréstimo consignado era até 31 de dezembro de 2020. Porém, houve uma prorrogação e agora o prazo se estendeu para 1 de março de 2021.

Às vezes pode interessar: Empréstimo consignado Itaú INSS dá até 84 meses para pagar; entenda

Taxas de juros Santander

Veja então a tabela com as taxas de juros do empréstimo consignado Santander:

Convênio Taxas de juros ao mês (a.m) Taxas de juros ao ano (a.a)
Consignado INSS 1,59% 20,08%
Consignado Público 1,25% 16,04%
Consignado Privado 2,16% 29,26%

Referência: BC (Setembro/2020)

Quem pode contratar?

O empréstimo consignado Santander, assim como os demais, somente poderá ser solicitado pelos seguintes grupos:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Militares das forças armadas;
  • Trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas;
  • Servidores públicos.

Reputação no Reclame Aqui

Qualquer pessoa que esteja pensando em pedir um empréstimo consignado Santander deve ter em mente como a instituição oferece o serviço e também quais os problemas que podem ocorrer.

Então, uma ótima forma de verificar estas questões será através do site Reclame Aqui. Pois ele apresenta os principais problemas que os clientes encontraram e também é possível ver como o  Santander agiu para resolvê-los.

As reclamações que estão no site vão desde problemas com aprovação do empréstimo até cobranças indevidas. A princípio, o banco respondeu as reclamações avisando que enviaria um e-mail com a resposta.

Mas em alguns casos foi possível perceber, através da réplica do consumidor, que alguns clientes não tiveram seus problemas resolvidos.  Então, cabe ao futuro contratante ficar atento aos detalhes do contrato antes de pedir o empréstimo.

Pois por mais que o crédito possa ser útil, existem muitos casos de pessoas que pioraram a situação financeira após a aquisição do empréstimo.

Outra matéria nesse sentido: Penhor, empréstimo com garantia ou consignado: qual melhor opção sem consulta SPC/Serasa?

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...