Looks like you have blocked notifications!

Como parcelar IPVA no cartão de crédito? Confira aqui

Os brasileiros já estão se preparando para o pagamento do IPVA 2021

-- Continuar depois da publicidade --

Como parcelar IPVA no cartão de crédito? O pagamento do imposto cobrado anualmente apresenta a possibilidade de parcelamento, porém, muitas pessoas desconhecem. Então hoje, 05/01, a presente matéria irá mostrar se é possível utilizar o cartão de crédito.

A sigla  IPVA  apresenta o seguinte significado: imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Entretanto, o seu valor e data de pagamento irá variar de acordo com o veículo e a placa.

-- Continuar depois da publicidade --

Cada estado é responsável por recolher o imposto. Todavia, metade desse valor  irá para o município em que o veículo foi emplacado. Então, o seu pagamento é essencial e obrigatório.

Às vezes pode ser interessante: DPVAT não será cobrado em 2021, mas o seguro deixa de existir? Entenda

Como parcelar IPVA no cartão de crédito?

É possível parcelar o IPVA no cartão de crédito? A resposta é sim. Mas é importante entender algumas questões.

Primeiramente, o IPVA 2021, de acordo com a Secretaria de Fazenda e Planejamento, terá uma redução de aproximadamente 6,7% no valor. Lembrando que  proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos.

O primeiro passo será verificar o calendário de pagamento de cada estado e também as condições de pagamentos. Então, para exemplificar, será utilizado os dados do estado de São Paulo.

Logo, o proprietário de veículo que optar por pagar o valor total, terá um desconto de 3%. Porém, é possível dividir o valor no boleto em até três vezes.

Já no cartão de crédito, tema da presente matéria, será preciso procurar por empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. Mas o proprietário do veículo deve estar ciente de que será cobrado juros.

Não esquecendo que cada estado apresenta uma regra de pagamento. Então é importante buscar informações para verificar se o parcelamento utilizando o cartão está liberado no estado.

Datas do IPVA 2021 São Paulo

-- Continuar depois da publicidade --

Para ficar por dentro dos prazos, veja o calendário do estado de São Paulo:

Como parcelar IPVA no cartão de crédito?
Como parcelar IPVA no cartão de crédito? | Fonte: Detran-SP

Mas também é possível verificar as datas de outros estados. Basta visitar o site oficial da Secretaria da Fazenda do estado.

Saiba mais: IPVA 2021: veja o calendário de pagamento e as possíveis perdas de isenção

Veja os principais problemas caso o pagamento não ocorra

Parcelar o IPVA no cartão de crédito é mais uma facilidade para o pagamento. Pois o não cumprimento dos prazos pode trazer alguns prejuízos.

O proprietário que deixar de pagar o imposto nas datas corretas terá juros e multa. Logo, a multa será de 0,33% por dia e os juros de mora terá como base a taxa Selic.

Quando o atraso ultrapassar 60 dias, a multa aumentará, chegando em 40% do imposto.

O veículo também corre o risco de apreensão e multa. Além da penalização que o motorista irá levar, caso seja pego dirigindo, perdendo sete pontos na carteira.

O ideal então é seguir o calendário de pagamentos para evitar futuros problemas.

Leia mais: Saiba tudo sobre restituição do DPVAT e quem tem direito

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...