Como saber a data da prova de vida INSS 2021? Confira datas e o que fazer

Ausência da comprovação pode levar à perda do benefício, veja como proteger-se.

Top Stories pão de milho de liquidificador

-- Continuar depois da publicidade --

Neste mês ocorreu o retorno da obrigatoriedade de comprovação de vida à Previdência Social. Ela ocorre anualmente, embora tenha ficado suspensa em 2020. Com a sua volta, então, seguirá um calendário específico. Mas como saber a data da prova de vida do INSS 2021? Aprenda hoje, 20/06, como não perder o prazo.

A obrigação se impõe sobre todos os beneficiários da Previdência Social. Ou seja, tanto, quem recebe aposentadoria quanto quem ganha pensão ou auxílios. De qualquer forma, a comprovação é inevitável.

-- Continuar depois da publicidade --

Afinal, ela age contra irregularidades e fraudes. Dessa forma, a não realização leva à suspensão do pagamento do benefício. Por isso, não deixe de conferir, abaixo, um calendário para não perder os prazos de cumprimento da obrigação.

como saber a data da prova de vida do INSS 2021
Aprenda como saber o prazo da comprovação e não perca benefício! – Foto: Freepik

Como saber a data da prova de vida do INSS 2021?

Como dito anteriormente, a obrigação ficou suspensa entre meados de 2020 e junho deste ano. Essa medida foi necessária diante da pandemia de Covid-19. Afinal, a maioria dos beneficiários do INSS é idosa, um grupo de risco do vírus.

Entretanto, desde o dia 01º deste mês a comprovação retornou. Por causa da suspensão anterior, então, organizou-se um calendário. Assim, o INSS estipulou uma relação entre o mês em que a última prova deveria ser e até quando a próxima deve ocorrer.

A data que seria a prova de vida do INSS 2021 corresponde àquela que se dá em um ano após a última comprovação efetiva. Para colher esses dados, basta entrar em contato com o banco onde recebe o benefício. Afinal, eles são responsáveis por colher essa informação. Ainda, você pode contatar a Central de Atendimento 135 da Previdência.

-- Continuar depois da publicidade --

Com os dados relativos à última comprovação, então, resta conferir o calendário que o usa como base para estipular os novos prazos. Veja quais são eles, abaixo. Depois, confira como cumprir o requisito.

como saber a data da prova de vida INSS 2021
Quadro estipula data para comprovação de acordo com a última prova – Foto: G1

Onde cumprir a prova de vida do INSS 2021 conforme a data?

A comprovação ocorre na agência bancária em que o beneficiário recebe seu benefício mensal. Assim, ocorre de maneira presencial. Por isso, é necessário ir até o local e requerer o atendimento presencial.

Além disso, alguns bancos, como o Itaú, consideram como prova de vida suas transações feitas em caixa eletrônico com confirmação por biometria digital. Por isso, informe-se com o seu banco para ver se há essa possibilidade.

Por fim, alguns beneficiários estão recebendo convocações para cumprir a data da prova de vida do INSS 2021 pelo celular. Trata-se da comprovação digital, que ainda está em fase de testes. Quem receber a notificação, então, deve cumprir o requisito pelo aplicativo Gov.Br.

Como saber a data do meu benefício do INSS?

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...