Anúncio

Como sacar auxílio-doença do INSS? Aprenda em poucos passos

Veja como receber o auxílio por incapacidade temporária após a aprovação

Anúncio


O auxílio de incapacidade temporária se volta aos trabalhadores e segurados do INSS com doença que exija atestado médico superior a 15 dias. Assim, ele ajuda na subsistência de quem não está em condições de trabalhar. Mas, como sacar auxílio-doença do INSS? Aprenda, hoje, 17/06, como fazer.

Continua depois da publicidade

Atualmente o requerimento para o benefício ocorre online. Ou seja, é possível fazê-lo pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Dessa maneira, dá-se comodidade ao cidadão. Portanto, há apresentação online dos documentos que justificam o pedido, como atestado médico.

O cidadão pode acompanhar toda a solicitação pela internet. Em caso de aprovação, então, poderá sacar o beneficio mensal pelo período estipulado na concessão. Assim, para saber como sacar o valor, continue lendo e confira abaixo!

Continua depois da publicidade
sacar auxílio-doença do INSS
Veja como sacar o benefício do INSS e se ele requer perícia médica – Foto: Freepik

Como sacar o auxílio-doença do INSS?

O saque dos benefícios do INSS têm autorização por meio da Carta de Concessão. Ela, então, corresponde ao documento que demonstra o direito que um cidadão possui em receber valores da Previdência Social.

Continua depois da publicidade

Para o primeiro pagamento, então, é preciso ir até a agência da Caixa que estiver indicada na carta de concessão. Basta ir até ela em posse de documento de identificação com foto e requerer o atendimento presencial.

Nesse momento, aliás, você pode requerer o débito automático do valor em uma conta Caixa. Igualmente, poderá obter o cartão previdenciário e, com ele, sacar o benefício mensalmente. Isso pode ocorrer nas Casas Lotéricas, representantes Caixa Aqui e no caixa eletrônico.

É preciso fazer a perícia para receber auxílio-doença do INSS?

A princípio, sim. Afinal, os documentos médicos que se anexam ao pedido e a avaliação do perito é que determinam a incapacidade temporária ou não. Contudo, em 31 de março o Governo Federal promulgou uma lei que dispensa a perícia nesse momento.

A Lei 14131/2020 determina que até 31 de dezembro é possível receber o auxílio-doença sem que haja a perícia médica. Entretanto, nesse caso o beneficiário não pode requerer a prorrogação do benefício. Igualmente, pode sacar o auxílio-doença do INSS pelo prazo máximo de 90 dias.

Essa medida se deu por três razões. Primeiramente, por causa da pandemia que ainda vitima milhares de pessoas diariamente. Em segundo lugar, pelo fato de que nem todas as agências retomaram as perícias. Em terceiro lugar, pela dificuldade de dar conta de todos os pedidos, que somam milhões.

Por outro lado, nada impede que o cidadão escolha por fazer a perícia médica. Nesse caso, porém, deverá esperar sua convocação para a consulta. Depois, aguardar o resultado que pode ou não ser positivo para só então sacar o auxílio-doença do INSS.

Como saber a data do meu benefício do INSS?

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies