Como sacar o PIS sem o Cartão Cidadão? Veja e saiba retirar o benefício

Prazo para o saque está perto do fim

-- Continuar depois da publicidade --

O saque do Abono Salarial referente ao ano de 2019 vai ser finalizado no dia 30 de junho. Portanto, são os últimos dias para a retirada do benefício anual. Entenda hoje (10/06) como sacar o PIS sem o cartão cidadão.

O que é PIS?

-- Continuar depois da publicidade --

Abono Salarial é um benefício pago pelo governo a trabalhadores com carteira assinada em empresas privadas e servidores de órgãos públicos que cumprem com os requisitos impostos pela lei.

No caso do PIS, este é o abono repassado exclusivamente para quem atua na iniciativa privada. E é a Caixa Econômica Federal o banco responsável por fazer com que o dinheiro chegue nas mãos de quem tem direito, bem como é quem define as formas de saque.

O valor do benefício é de até um salário mínimo (R$ 1.100), mas é pago proporcionalmente de acordo com o número de meses em que o trabalhador atuou com a carteira assinada. Caso tenha sido apenas um mês, o benefício será de 1/12 do salário mínimo (R$ 92),

Nos últimos anos, o PIS poderia ser sacado somente com o cartão cidadão – no caso de trabalhadores que não tinha conta corrente aberta na Caixa Econômica Federal. Atualmente, a situação é diferente. Entenda.

Sacar o PIS sem o cartão cidadão? Saiba como
Sacar o PIS sem o cartão cidadão? Saiba como (Foto: Freepik.com)

Como sacar o PIS sem o Cartão Cidadão?

Para quem recebeu o PIS a partir de dezembro, o benefício pode ser retirado sem nenhuma dificuldade mesmo que não possua o cartão em mãos.

Fazem parte deste grupo os trabalhadores nascidos em dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

-- Continuar depois da publicidade --

Isso porque, desde dezembro a Caixa vem utilizando o aplicativo Caixa Tem para pagar o abono salarial destinado aos trabalhadores com carteira assinada.

Portanto, os passos para sacar são os seguintes:

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem e faça um cadastro caso ainda não tenha;
  • Com o acesso feito, o dinheiro do PIS que não tiver sido sacado estará lá;
  • Toque na opção “saque sem cartão” e confirme a operação gerando um código para sacar;
  • Em uma casa lotérica ou em um caixa eletrônico da CEF, solicite pelo saque a partir do Caixa Tem e informe o código mostrado no aplicativo. Pronto, o dinheiro estará em suas mãos.

Já os beneficiários nascidos em julho, agosto, setembro, outubro e novembro ainda não receberam por meio do Caixa Tem.

Nesse caso, é necessário procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial de identificação para solicitar o saque do PIS.

Quem recebe este benefício?

Só tem direito ao PIS quem cumprir todos os requisitos abaixo:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano em questão; e
  • Ter tido seus dados devidamente informados pelo patrão no e-Social (antigo RAIS).

Você sabe como sacar o auxílio emergencial nas lotéricas?

Para evitar filas ainda maiores do que as que são vistas, a Caixa optou por criar o aplicativo Caixa Tem e liberar saques presenciais de forma escalonada. Respeitando, portanto, um calendário feito exclusivamente para evitar tumultos nos locais de retirada de dinheiro. Mesmo com essa medida, é permitido que qualquer beneficiário retire o dinheiro disponível no Caixa Tem, através de agências da Caixa ou de casas lotéricas.

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...