Saiba como verificar se o nome está sujo no SPC e na Serasa

Consulta é simples e pode ser feita pela internet

Perdeu seu emprego na pandemia ou esqueceu de pagar aquela conta e agora está com dúvidas se seu nome está negativado? Saber como verificar se o nome está sujo pode resolver seus problemas, além de te ajudar a entender se você deve e onde deve. Para isso, preparamos hoje, 19/12, um guia para você consultar seu nome nos maiores e principais bancos de dados sobre consumidores do Brasil.

Saiba como verificar se o nome está sujo no SPC e na Serasa (imagem: divulgação/Freepik)
Saiba como verificar se o nome está sujo no SPC e na Serasa (imagem: divulgação/Freepik)

-- Continuar depois da publicidade --

Veja também: Serasa Consumidor permite consultar CPF, limpar nome  e conferir score

Como verificar se o nome está sujo?

Sempre que você faz alguma solicitação de crédito em uma instituição financeira, ou quer comprar algo, seu CPF é consultado por empresas para saber como está seu score e se você possui alguma inadimplência.

Atualmente existem quatro grandes empresas que por meio de seus bancos de dados, reúnem informações de todos os consumidores. São elas: Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e Quod.

A consulta em três deles é totalmente gratuita, apenas um cobra uma taxa para que você consulte os dados vinculados ao seu CPF. Os mais populares são o SPC e Serasa.

Consulta no Serasa

A consulta no banco de dados do Serasa pode ser feita diretamente pelo site (serasa.com.br) ou pelo aplicativo da empresa. Após o acesso, o consumidor deve fazer um simples cadastro com suas informações para ter acesso a todos os serviços, o que inclui consulta de score, de dívidas solicitar crédito e muito mais.

Se tiver alguma dívida, ela aparecerá logo na tela inicial, assim como o seu score.

Além da internet, o consumidor pode consultar informações sobre seu nome no Serasa pessoalmente (em uma agência SerasaConsumidor), por carta ou via procuração.

-- Continuar depois da publicidade --

Todo o processo é simples e prático e seguindo os passos acima, você tem acesso a uma infinidade de informações sobre a sua situação financeira. Vale a pena consultar.

Veja também: SPC e Serasa oferecem opções para consultar o score de crédito sem sair de casa

Consulta do nome no SPC

O SPC Brasil é outra empresa que possui informações sobre a vida financeira dos brasileiros. Entretanto, diferente do Serasa, para consultar dados aqui é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 16,90.

Se estiver de acordo com o valor cobrado, o consumidor pode acessar o site spcbrasil.org.br, pagar a taxa e fazer a consulta.

Logo em seguida, o solicitante terá acesso completo a todas as suas informações financeiras e de cadastro, como nome, telefone, informações do Poder Judiciário, consulta realizada no documento nos últimos 6 meses e muito mais.

Veja também: Veja como consultar o FGTS ativo em poucos passos

Meu nome está sujo, o que fazer?

Após saber como consultar se seu nome está sujo e identificar as empresas onde deve, você pode entrar em contato com elas e solicitar um acordo para resolver suas pendências financeiras.

Nos próprios sistemas de proteção ao crédito, é possível fazer acordos se eles estiverem disponíveis. Além disso, em um determinado período do ano, empresas como a Serasa criam um feirão para que inadimplentes possam regularizar sua situação financeira.

Nestes balcões ne negociação as empresas normalmente concedem uma redução dos juros de até 99%. Vale a pena conferir.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...