Looks like you have blocked notifications!

Consulta ao benefício do INSS pelo CPF: veja passo a passo

Quem está aguardando resposta da Previdência Social pode consultar andamento do pedido pela internet

-- Continuar depois da publicidade --

Atualmente todos os tipos de pagamentos feitos pela Previdência Social aceitam pedido online. Assim, quem está aguardando a resposta pode acompanhá-la pela internet, no site ou aplicativo. Aprenda hoje (04/03), então, como fazer a consulta ao benefício do INSS pelo CPF.

Em 2020, em razão da pandemia de Covid-19, o INSS determinou a suspensão dos atendimentos presenciais. Contudo, os requerimentos não foram afetados. Afinal, à época eles já ocorriam na internet, por meio do portal Meu INSS.

-- Continuar depois da publicidade --

Aliás, não apenas o requerimento ocorre pela internet. A mesma coisa se aplica ao acompanhamento da análise do pedido. Em outras palavras, todos os requerentes, independentemente do tipo de benefício, podem acompanhá-lo online.

Consulta ao benefício do INSS pelo CPF
É possível acompanhar os pedidos à Previdência Social pela internet ou telefone – Foto: Freepik

Como fazer a consulta ao benefício do INSS pelo CPF?

A consulta ao andamento do pedido de benefício previdenciário ocorre no mesmo portal em que o requerimento é feito. Esse fato é válido tanto para o auxílio-incapacidade, acidentário e reclusão. Também, no caso de aposentadorias e pensões.

Portanto, quem deseja saber a quantas anda o seu pedido de benefício deve seguir esse passo a passo para a consulta ao benefício do INSS com CPF:

-- Continuar depois da publicidade --

  • Em primeiro lugar, acessar o site ou o aplicativo Meu INSS;
  • Logo após, clicar em “Acompanhar pedido” ou em “Resultado“. Então, o sistema exigirá o login, o que é feito com o CPF e a senha;
  • Ao final, os dados referentes à perícia estarão disponíveis em tela.

Ali é possível encontrar, portanto, o resultado de eventual perícia. Da mesma forma, o cidadão pode saber se houve sua aprovação ou não. Caso a resposta seja negativa é possível recorrer dela.

Quem estiver sem acesso à internet ou preferir falar com um atendente para fazer a consulta ao benefício do INSS com CPF também tem opções. A alternativa, então, é a Central Telefônica 135. O seu atendimento funciona de segunda-feira a sábado entre 07h e 22h.

14º salário dos aposentados foi aprovado? Confira tudo sobre a parcela

Quem aguarda o resultado do pedido de benefício também pode ficar atento ao décimo quarto salário. Esse é o caso dos aposentados e dos pensionistas. Embora a princípio a parcela se destinasse a 2020, a continuidade da pandemia pode permitir sua criação neste ano.

Assim, ainda há chances de aprovação do 14º salário para aposentados. Contudo, somente terá direito o cidadão cuja consulta ao benefício do INSS pelo CPF demonstre aprovação. Igualmente, o pagamento ainda depende da criação do abono extra.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...