É possível parcelar o IPVA atrasado? Saiba tudo

Muitos brasileiros buscam formas de pagar o IPVA atrasado e o parcelamento pode ser uma opção

Top Stories pão de milho de liquidificador

-- Continuar depois da publicidade --

Parcelar o IPVA atrasado no boleto é possível desde setembro de 2020. Porém, os cidadãos que apresentam dívidas devem ficar atentos aos passos para realizar o parcelamento. Então hoje, 19 de junho de 2021, tudo será explicado.

O pagamento do IPVA sempre foi um dos principais motivos para que muitos brasileiros ficassem endividados. Pois quando o imposto não é pago, ele pode cair em uma dívida ativa, fazendo com que os valores fiquem bastante elevados.

-- Continuar depois da publicidade --

Por sorte, o governo disponibilizou a possibilidade de realizar o pagamento dos valores que estão em atraso de forma parcelada. Isso fez com que muitas pessoas pudessem quitar as dívidas e então voltar a transitar com os veículos de forma legal.

Saiba mais: Como parcelar IPVA no cartão de crédito? Confira aqui

O que é IPVA?

Antes de conhecer os passos para parcelar o IPVA atrasado, é importante que todos entendam melhor o que é esse imposto tão temido pelos brasileiros.

A sigla IPVA carrega o significado de  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Dessa forma, o imposto incide sobre a propriedade de veículos, sendo que quase todos os veículos deverão pagar os valores estipulados todo ano.

Como o imposto é estadual, então existem valores diferentes para cada estado brasileiros. Diante disso, os donos de veículos devem estar informados sobre o valor pago e também sobre as datas de vencimento.

O valor arrecadado todo ano é distribuído entre o estado e o município em que o automóvel está registrado. Então a divisão é feita da seguinte maneira: 50% para o estado e 50% para o município.

Os estados e as cidades direcionarão o dinheiro para infraestrutura e demais áreas públicas, como saúde, educação e segurança. Por isso, é importante que o imposto esteja em dia.

-- Continuar depois da publicidade --

Fique sabendo também: IPVA 2021: veja o calendário de pagamento e as possíveis perdas de isenção

Como parcelar o IPVA atrasado?

Como parcelar o IPVA atrasado
Como parcelar o IPVA atrasado? | Foto: Rawpixel

É importante ressaltar que também existe a possibilidade do cidadão pagar a dívida à vista. Porém, caso o valor seja elevado, é possível que a melhor opção seja o parcelamento.

Os passos para parcelar o IPVA atrasado são simples e podem ser feitos pela internet. Mas é claro que se surgir alguma dúvida, o ideal é realizar o processo no Detran.

Seguem as etapas para o parcelamento:

  • Primeiramente, deve-se entrar no site oficial da Dívida Ativa da Procuradoria;
  • Então, dentro do site, existirá a opção “Consulta” no menu superior;
  • Feito isso, é preciso selecionar “Consulta Débitos”;
  • Agora o sistema pedirá alguns dados para a identificação do veículo;
  • As dívidas e os valores ficarão expostos, deve-se então clicar em “IPVA”;
  • Por fim, aparecerá a opção de liquidar, pagamento parcial e parcelar. Então o cidadão deve clicar em “parcelar”.

Após todas as etapas, o sistema apresentará uma simulação de parcelamento, sendo que é possível parcelar a dívida em até 10 vezes no boleto. Diante disso, cada pessoa deve verificar qual a melhor forma de realizar o pagamento e também a quantidade de parcelas que deseja.

É muito importante que o cidadão entenda que é importante pagar o quanto antes, pois quando mais  o tempo passa, maior será o valor a ser pago.

Veja mais: DPVAT não será cobrado em 2021, mas o seguro deixa de existir? Entenda

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...