É possível saber se uma dívida sofreu protesto em cartório no SPC e Serasa?

Protesto de dívida deve ser feito em até 5 anos a partir da contração da mesma

Por lei, uma empresa credora pode negativar no SPC e Serasa e/ou fazer o protesto em cartório assim que se passou o dia do vencimento. Contudo, geralmente as empresas esperam um determinado tempo para tomar essas medidas mais incisivas junto aos birôs de crédito ou à Justiça de modo genérico. Saiba mais hoje (11/06) aqui no Folha Go.

Aliás, em se tratando de órgãos de proteção ao crédito, o serviço mais comum que se associa a eles é o registro de dívidas que receberam negativação. Contudo, será que é possível saber por intermédio desses birôs se uma dívida foi protestada? Confira.

Existe ou não a possibilidade de saber se há protesto em cartório de uma dívida em uma consulta ao SPC e Serasa?

Sim, é plenamente possível descobrir, por intermédio de uma consulta do CPF no banco de dados do SPC e Serasa, se houve ou não protesto em cartório de uma dívida que o consumidor contraiu.

Sendo assim, para ter acesso a tal informação almejada a pessoa interessada pode acessar o site do Serasa Consumidor, pertencente ao birôs de crédito Serasa ou então no site Negociar Dívida Online, vinculado ao órgão de proteção ao crédito SPC Brasil.

Em ambos os sites, caso o consumidor ainda não tiver um cadastro na página, será preciso efetuar um. Logo depois, o usuário necessita fornecer alguns dados pessoais, como nome, CPF, e-mail e endereço, além também de elaborar uma senha para um posterior login.

protesto em cartório spc e serasa
É possível saber se uma dívida sofreu protesto em cartório no SPC e Serasa? Fonte da imagem: Freepik

Assim que se faz o login no site, o sistema do Serasa fará, de forma automática, uma busca. Desse modo, ele informará ao consumidor se existe ou não uma dívida que tenha sido protestada no cartório.

Se porventura o consumidor realmente tiver alguma dívida nessa condição específica, isso isso aparecerá na seção de pendências. Uma vez que a pessoa adentre nessa referida seção, é só clicar para que se descubra qual é o cartório no qual foi feito o protesto do débito pendente.

Na página citada, a propósito, estará apresentado o nome e o número do cartório relacionado com a dívida protestada.

Como saber qual é o endereço do cartório?

Para saber qual seria o endereço correto e exato do cartório onde se realizou o protesto em cartório do débito, tudo o que se precisa fazer é uma pesquisa simples no Google, que informará onde o estabelecimento se localiza.

Com o endereço em mãos, deve-se ir ao cartório para se informar sobre qual a empresa que realizou o protesto no nome do consumidor inadimplente e se inteirar mais a respeito do débito.

Após todos esses passos: a consulta no SPC e Serasa para saber da existência de eventual protesto;  se descobrir em qual cartório ele foi feito; a busca através do Google do endereço do cartório determinado; dirigir-se ao cartório para saber mais detalhes da dívida e do credor;  o passo seguinte é procurar a empresa credora para uma negociação.

Ainda, será necessário solicitar à empresa credora uma carta de anuência para a baixa da inscrição nos órgãos de negativação de crédito.

 

Comments
Loading...