Looks like you have blocked notifications!

É possível sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? Saiba aqui

Caixa Tem é a maneira de retirar o dinheiro do PIS na lotérica

-- Continuar depois da publicidade --

O Abono Salarial voltado para os trabalhadores que possuem carteira de trabalho assinada por empresas privadas, está sendo pago. No entanto, dúvidas ainda persistem sobre como sacar PIS na lotérica. Hoje (17/01), explicaremos como isso pode ser feito.

O PIS é o Abono Salarial exclusivo para quem atua na iniciativa privada. É pago anualmente desde a instituição da Lei 7.998/1990, de acordo com calendário estipulado pela CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

-- Continuar depois da publicidade --

Pago de maneira obrigatória pelo governo anualmente, o Abono possui diversos requisitos que devem ser atendidos pelos trabalhadores. Isso, claro, para que possam ter acesso ao benefício, que pode render até 1 salário mínimo extra por ano.

O dinheiro distribuído pelo governo para quem tem direito a recebê-lo é gerido pelo Ministério da Economia e os recursos são provenientes do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Já o banco que opera o pagamento é a Caixa Econômica Federal.

Por ser a única instituição financeira responsável pela operacionalização do repasse do Abono Salarial aos trabalhadores, a Caixa impõe as suas próprias formas de realizar o pagamento.

É possível sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? saiba aqui
É possível sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? saiba aqui (Foto: Pixabay)

E isso inclui a possibilidade de retirar o dinheiro em qualquer casa lotérica do país. Facilitando, assim, a retirada do crédito disponível para os cidadãos brasileiros.

Leia mais: PIS 2021 cai na conta de quem é correntista da Caixa

É possível sacar o PIS na lotérica utilizando apenas a Carteira de Trabalho?

Como Agente Operador do PIS, a Caixa é quem descreve as regras para a retirada do dinheiro em suas casas lotéricas.

  • De acordo com a CEF, não é possível sacar o PIS em uma lotérica usando somente a Carteira de Trabalho.

Isso porque, a retirada do Abono em uma casa lotérica ou em caixas eletrônicos do banco federal, passou a ter o aplicativo Caixa Tem como forma prioritária na realização do saque em espécie.

Desde dezembro de 2020, a CEF recebeu autorização do governo para operacionalizar o Abono Salarial, através do Caixa Tem.

Mas, vale lembrar: só recebe o PIS pelo Caixa Tem quem não possui conta corrente ou poupança abertas e com saldo positivo no próprio banco federal.

-- Continuar depois da publicidade --

Quem já for correntista do banco público, tem  o crédito disponibilizado automaticamente na própria conta ou poupança.

Leia também: Como consultar PIS pelo CPF? É possível?

Então, como fazer para sacar o PIS em uma casa lotérica com o Caixa Tem?

Diferentemente de como acontecia antes, o Cartão Cidadão não é mais necessário para o saque do PIS, para aqueles que passaram a receber o benefício por meio do Caixa Tem.

  • A retirada do Abono na lotérica é feito utilizando o próprio aplicativo Caixa Tem, ao gerar um código através da opção “Saque sem Cartão”;
  • Com este código gerado, basta informá-lo ao funcionário que fizer o atendimento na lotérica e indicar o valor que deseja sacar no momento.

Não é obrigatório retirar todo o dinheiro disponível na conta poupança social digital de uma só vez. Cada cidadão tem direito a dois saques gratuitos por mês.

A conta no Caixa Tem é aberta de forma automática pelo banco e tem como objetivo facilitar o repasse do dinheiro aos beneficiários do Abono.

“Por meio do App CAIXA Tem será possível realizar o pagamento de contas, realizar transferências de valores para outras contas, inclusive outros bancos, e geração de token para saque em autoatendimento, lotéricas e CAIXA Aqui”, explica a CEF.

Saque do PIS tem novo valor em 2021

Como destacado no início deste texto, o Abono Salarial tem valor máximo de um salário mínimo por trabalhador. Isso quer dizer que sofre reajustes junto com o aumento piso nacional a cada ano.

Em 2020, o valor do PIS era de até R$ 1.045, correspondente ao salário mínimo. Já a partir deste mês de janeiro de 2021, os beneficiários passarão a receber até R$ 1.100, que equivale justamente ao novo piso nacional.

Leia ainda: Como saber se tenho Abono Salarial PIS/PASEP? Entenda aqui agora

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...