Posso sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? Confira

Caixa Tem é a maneira de retirar o dinheiro do PIS na lotérica

Posso sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? Atualmente está em curso o pagamento do abono salarial. No entanto, dúvidas ainda persistem sobre o saque da parcela. Confira hoje, 19/05, então, quais são as possibilidades.

O PIS é o Abono Salarial exclusivo para trabalhadores de empresas particulares. Sua gestão é feita pela Caixa Econômica Federal (CEF). É isso, aliás, que permite que haja saque do valor nas casas lotéricas.

-- Continuar depois da publicidade --

Por outro lado, o abono que atinge aos colaboradores da iniciativa pública leva o nome de Pasep. Nesse caso, aliás, o gerenciamento ocorre pelo Banco do Brasil. As formas de pagamento, assim, divergem daquelas próprias ao PIS.

É possível sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? saiba aqui
É possível sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? saiba aqui (Foto: Pixabay)

Posso sacar o PIS na lotérica utilizando apenas a Carteira de Trabalho?

Como Agente Operador do PIS, a Caixa é quem descreve as regras para a retirada do dinheiro em suas casas lotéricas.

  • De acordo com a CEF, não é possível sacar o PIS em uma lotérica usando somente a Carteira de Trabalho.

Afinal, o saque do abono passou a ter o aplicativo Caixa Tem como forma prioritária na realização do saque em espécie. Dessa forma, ele possui um trâmite próprio para resgate do valor em lotérica, como veremos abaixo.

Mas, vale lembrar: só recebe o PIS pelo Caixa Tem quem não possui conta corrente ou poupança abertas e com saldo positivo no próprio banco federal. Por outro lado, quem já for correntista da instituição recebe o valor de forma automática em conta ou poupança.

-- Continuar depois da publicidade --

Então, como posso sacar o PIS em uma casa lotérica com o Caixa Tem?

Diferentemente de como acontecia antes, o Cartão Cidadão não é mais necessário para o saque do PIS, para aqueles que passaram a receber o benefício por meio do Caixa Tem.

  • A retirada do Abono na lotérica é feito utilizando o próprio aplicativo Caixa Tem, ao gerar um código através da opção “Saque sem Cartão”;
  • Com este código gerado, basta informá-lo ao funcionário que fizer o atendimento na lotérica e indicar o valor que deseja sacar no momento.

Aliás, não há obrigatoriedade de resgate integral do valor em poupança social digital de uma só vez. Cada cidadão tem direito a dois saques gratuitos por mês.

Além disso, lembramos que a conta no Caixa Tem é aberta de forma automática pelo banco e tem como objetivo facilitar o repasse do dinheiro aos beneficiários do Abono.

“Por meio do App CAIXA Tem será possível realizar o pagamento de contas, realizar transferências de valores para outras contas, inclusive outros bancos, e geração de token para saque em autoatendimento, lotéricas e CAIXA Aqui”, explica a CEF.

FGTS Aniversário 2021: até quando é possível sacar?

Além da possibilidade de sacar o FGTS para construir, o saque-aniversário 2021 é uma das demais alternativas que os trabalhadores têm para movimentar o Fundo de Garantia. Novamente, segue uma série de regras para solicitação, prazos e valores.

A possibilidade surgiu em 2019. Assim, entrou em vigor no ano de 2020. Desde então o trabalhador tem o direito de receber uma parcela do FGTS que consta em sua conta todos os anos. Para isso, entretanto, é preciso realizar um requerimento específico.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...