Emissão do CNPJ MEI dá acesso a incentivos do governo; confira como fazer

CNPJ comprova situação empresarial e pode ser emitido de forma simples

Ser MEI é ter benefícios na administração de um negócio. O microempreendedor pode ter acesso a oportunidades únicas de crescimento, como empréstimos com juros reduzidos, uma menor carga tributária e até comprar carro com 30% de desconto. Entretanto, para ter acesso a todos esses benefícios, é preciso realizar a emissão CNPJ e, assim, apresentar o documento que comprove a situação do empresário nos estabelecimentos solicitantes. Entenda, hoje, 04/12, como fazer essa emissão.

Emissão CNPJ MEI; imprima o seu tenha acesso a todos os benefícios (imagem: divulgação/G1)
Emissão CNPJ MEI; imprima o seu tenha acesso a todos os benefícios (imagem: divulgação/G1)

Veja também:  Entenda como funciona o MEI Bradesco e veja as vantagens oferecidas.

O que é o CNPJ MEI?

O cartão CNPJ MEI reúne todas as informações legais da empresa em um único documento. É como um documento de identidade empresarial, em que qualquer pessoa pode ver as informações daquela empresa.

Nele é possível os seguintes dados:

  • Valor da capital social;
  • Situação cadastral;
  • Número do CNPJ;
  • Data de abertura;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Descrição da atividade;
  • Informações de contato.

Como dito, é um documento em que constam todas as informações sobre o negócio e serve para comprovar a regularidade do empreendimento perante terceiros.

Ou seja, sempre que você precisar, por exemplo, solicitar empréstimos, pedir inscrição estadual ou municipal para emissão de notas fiscais ou solicitar alvará de funcionamento, será necessário realizar a emissão de CNPJ MEI.

Veja também: Benefícios do MEI, veja como ter carro 0km com 30% de desconto.

Como fazer a emissão CNPJ MEI?

Não há grandes barreiras para realizar a emissão do CNPJ MEI, o processo é simples e pode ser realizado em alguns passos. Veja.

  • Acesse o site da Receita Federal por meio deste link;
  • Insira o CNPJ da sua empresa;
  • Clique na confirmação ao lado em “eu não sou um robô”;
  • E por último clique em “consultar”.

O Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral será emitido.

É fundamental que o cidadão consulte as informações contidas no documento. Caso encontre alguma divergência com os dados originais, que busque a Receita Federal para solicitar a atualização cadastral.

O documento pode e deve ser impresso pelo empreendedor. Não há cobrança de taxas para a sua emissão.

Consulta do CNPJ também pode ser feita pelo celular

Ter em mãos o documento para comprovação em qualquer situação é fundamental para o empresário. A ideia, portanto, tem sido imprimir o documento e guardar em uma pasta da empresa para, assim, consultar sempre que necessário.

Vale mencionar que hoje o empreendedor não precisa ficar preso e dependente de documentos físicos. Com o acesso à Internet e a facilidade de ter o mundo na palma da mão, qualquer pessoa pode ter o documento comprobatório do CNPJ no celular.

Para isso, basta seguir esse passo a passo simples:

  • Baixe o app MEI na sua loja de aplicativos;
  • Insira o CNPJ;
  • Clique em “consulta CNPJ”.

Nessa opção, o empreendedor tem acesso a todas as informações de sua empresa de forma simples e descomplicada. E como dissemos, na palma da mão.

Como vimos, ter um MEI traz muitos benefícios, entretanto, para ter acesso a todos eles, é preciso comprovar a sua situação cadastral. Isso se faz de forma simples com a emissão do CNPJ.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies