Empréstimo consignado: o que significa e quem pode contratar? Saiba aqui

Entenda o significado, a forma de operação do consignado e quem tem direito a contratar este tipo de crédito

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito entre as mais populares do mercado brasileiro. É voltado para público que possui renda fixa e comprovação do perfil financeiro. Mas, não é só isso. A forma como esta linha é oferecida aos consumidores é diferente dos empréstimos pessoais tradicionais, por possuir uma série de particularidades. Entenda hoje (25/02) o assunto.

Afinal, o que significa empréstimo consignado?

-- Continuar depois da publicidade --

Como destacado acima, consignado é um tipo de empréstimo voltado para quem recebe mensalmente um determinado salário e que tem como comprovar. Este é o fator determinante para que o crédito seja liberado, tendo em vista que as parcelas mensais são descontadas exatamente da folha de pagamento.

Por oferecer menor risco a quem empresta o dinheiro, o consignado geralmente é vendido com taxas bem mais baixas do que linhas de crédito tradicionais, como o empréstimo pessoal.

Empréstimo consignado: o que significa
Empréstimo consignado: o que significa (Foto: Pexels)

Nos principais bancos e instituições financeiras do país, é possível encontrar taxas de juros entre 1,35% a 2,51% ao mês, com até 34% de juros ao ano, que são consideradas como baixas em relação às taxas do empréstimo pessoal.

Quem pode contratar?

Por se tratar de um empréstimo descontado na folha mensal, o principal público-alvo desta linha de crédito é quem segurado do INSS: aposentados e pensionistas. Além deste grupo, os servidores públicos também possuem facilidade na contratação de consignados, devido à estabilidade.

Quanto aos trabalhadores da iniciativa privada, não são todas as instituições que concedem consignados a este grupo, tendo em vista justamente a falta de garantia, em muitos casos, de que o pagamento mensal irá pedurar durante todo o contrato de empréstimo.

Consignado INSS

Esta é a linha que as empresas oferecem exclusivamente para quem é aposentado ou pensionista do INSS, com taxas máximas estipuladas por órgãos reguladores de crédito.

-- Continuar depois da publicidade --

A taxa de juros máxima é de 2,08% ao mês para empréstimos e 3% ao mês quando se tratar de cartão de crédito.

Consignado para iniciativa privada

Existem empresas que trabalham com trabalhadores sob regime CLT, quando existe parceria com as empresas. Trata-se do empréstimo consignado privado.

Mas, caso fique desempregado, terá de quitar o valor restante de uma vez só ou trocar por um outro tipo de empréstimo – que sairá mais caro. Ou seja, é necessário ter a certeza de que conseguirá arcar com todo o contrato enquanto estiver no emprego atual.

Além disso, só é concedido a funcionários de empresas que fazem convênio com alguma instituição que oferece este tipo de empréstimo privado.

Margem de consignado

A Lei nº 10.820/2003 regulamentou que um aposentado, pensionista ou funcionário pode comprometer até 35% do salário mensal em empréstimo e mais 5% em cartão de crédito consignado.

Por exemplo: se a renda mensal for de R$ 2.200, só será possível utilizar até R$ 770 para empréstimo consignado, seja em apenas uma parcela ou em mais de um contrato.

Help oferece empréstimo pessoal e consignado para negativados; conheça as opções

A busca por empréstimo pessoal e consignado costuma ser grande, sobretudo em período marcado por crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19. Mas, junto ao interesse do consumidor, a oferta de linhas de crédito também é alta.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...