Entenda a diferença entre Litecoin e Bitcoin

As duas criptomoedas estão entre as mais relevantes do mercado

Desde a fundação do Bitcoin, outras criptomoedas entraram em cena. Embora seja cada vez mais difícil para as moedas digitais se destacarem, o Litecoin (LTC)  conseguiu enfrentar a concorrência. Atualmente, o LTC está atrás do Bitcoin como a 7ª maior moeda digital em valor de mercado. Saiba mais hoje (25/02) aqui no Folha Go.

Nos últimos anos, o interesse público por criptomoedas tem flutuado dramaticamente. Embora as moedas digitais não inspirem atualmente o mesmo entusiasmo fervoroso que inspiravam no final de 2017, mais recentemente o interesse dos investidores em criptomoedas ressurgiu.

Semelhanças entre a Litecoin e o Bitcoin

Superficialmente, Bitcoin e Litecoin têm muito em comum. No nível mais básico, ambas são criptomoedas não tem centralização.

Enquanto as moedas fiduciárias, como o dólar americano ou o iene japonês, contam com o respaldo dos bancos centrais para valor, controle de circulação e legitimidade, as criptomoedas contam apenas com a integridade criptográfica da própria rede.

Lançou-se o LTC em 2011 pelo fundador Charlie Lee, que anunciou a estreia da “versão lite do Bitcoin” por meio de uma mensagem que alguém postou em um fórum popular do Bitcoin. Desde sua fundação, o LTC foi visto como criado em reação ao Bitcoin.

Entenda a diferença entre Litecoin e Bitcoin
Entenda a diferença entre Litecoin e Bitcoin – Foto: Freepik

Na verdade, os próprios desenvolvedores do LTC há muito afirmam que sua intenção é criar a “prata” para o “ouro” do Bitcoin. Por esse motivo, o LTC adota muitos dos recursos do Bitcoin que Lee e outros desenvolvedores achavam que funcionavam bem para a criptomoeda anterior.

Além disso, muda alguns outros aspectos que a equipe de desenvolvimento sentiu que poderia ser melhorada. Confira adiante as semelhanças entre ambas as moedas.

Prova de trabalho

Uma semelhança importante entre essas duas criptomoedas é que ambas são a prova de ecossistemas de trabalho, o que significa que o processo subjacente pelo qual o Bitcoin e o LTC são extraídos é fundamentalmente semelhante (embora não exatamente o mesmo, como veremos abaixo).

Armazenamento e transações do Litecoin e Bitcoin

Para um investidor, muitos dos elementos básicos das transações com Bitcoin e LTC também são muito semelhantes. Quem quiser pode compras ambas as criptomoedas através de troca ou em uma plataforma de mineração.

Ambos requerem uma “carteira” digital ou de armazenamento frio para que o armazenamento ocorra com segurança entre as transações.

Além disso, ambas as criptomoedas comprovaram, ao longo do tempo, estar sujeitas a uma volatilidade dramática, dependendo de fatores relacionados ao interesse do investidor, regulamentação governamental e muito mais.

As diferenças entre LTC e Bitcoin

Agora, as diferenças entre o Litecoin e o Bitcoin são descritas a seguir:

Capitalização de mercado

Uma área em que Bitcoin e Litecoin diferem significativamente é na capitalização de mercado. No entanto, embora o número total de Bitcoins valha substancialmente menos agora do que há dois anos, o Bitcoin como rede ainda supera todas as outras moedas digitais.

Assim, o Bitcoin ter um valor significativamente mais alto do que o Litecoin não é uma surpresa, uma vez que o Bitcoin é muito maior do que todas as outras moedas digitais que existem no momento.

Distribuição

Outra das principais diferenças entre Bitcoin e Litecoin diz respeito ao número total de moedas que cada criptomoeda pode produzir. É aqui que o Litecoin se distingue. A rede Bitcoin nunca pode exceder 21 milhões de moedas, ao passo que Litecoin pode acomodar até 84 milhões de moedas.

Em teoria, isso parece uma vantagem significativa em favor do Litecoin, mas seus efeitos no mundo real podem acabar sendo insignificantes. Os usuários de qualquer uma das moedas, portanto, não devem ter dificuldade em comprar bens ou serviços de baixo preço.

O maior número de moedas máximas de LTC pode oferecer uma vantagem psicológica sobre o Bitcoin, devido ao seu preço menor ainda para uma única unidade.
Isso pode ajudar a contornar a aversão psicológica a lidar com frações.

Velocidade de Transação do Litecoin e Bitcoin

Embora tecnicamente as transações ocorram instantaneamente nas redes Bitcoin e Litecoin, demanda tempo para que outros participantes da rede confirmem essas transações.

Fundou-se a LTC com o objetivo de priorizar a velocidade das transações, o que tem se mostrado uma vantagem à medida que cresce em popularidade. De acordo com dados do Blockchain.

O tempo médio de confirmação de transação da rede Bitcoin é atualmente de pouco menos de 9 minutos por transação (o tempo que leva para um bloco ser verificado e adicionado ao Blockchain). Contudo, isso pode variar amplamente quando o tráfego é alto .10 O valor equivalente para Litecoin é de aproximadamente 2,5 minutos.

Algoritmos

De longe, a diferença técnica mais fundamental entre o Bitcoin e o LTC são os diferentes algoritmos criptográficos que eles empregam.

O principal significado prático desses diferentes algoritmos é seu impacto no processo de “mineração” de novas moedas. Tanto no Bitcoin quanto no Litecoin, o processo de confirmação de transações requer um poder de computação substancial.

Não obstante, alguns membros da rede monetária, conhecidos como mineiros, alocam seus recursos de computação para confirmar as transações de outros usuários. Por conseguinte, em troca disso, esses mineiros são recompensados ​​ganhando unidades da moeda que mineraram.

Conheça as melhores empresas para comprar Bitcoin com cartão de crédito

As criptomoedas certamente são as opções para investimento que estão no auge. Contudo, muitas dúvidas permeiam as maneiras de adquiri-las. Por exemplo, quais seriam as melhores formas de comprar Bitcoin com cartão de crédito?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies