Looks like you have blocked notifications!

Saiba o que é e também como funciona o índice Ibovespa

Entenda tudo sobre essa índice tão falado no mercado financeiro

-- Continuar depois da publicidade --

Primordialmente, o índice Ibovespa, também conhecido como IBOV, constitui-se no índice mais importante de desempenho das ações negociadas na B3. Não obstante, ele atua como um indicador de comportamento das ações de empresas brasileiras. Saiba mais hoje (04/03) aqui na coluna Finanças do site Folha Go.

Inegavelmente, ele é um dos mais relevantes índices para entender o mercado financeiro brasileiro e em geral. Sendo assim, se alguém pretende investir em ações aqui no Brasil, precisa conhecer esse indicador.

-- Continuar depois da publicidade --

O que é o índice Ibovespa?

Primeiramente, o índice Ibovespa quer dizer Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Essencialmente, ele consiste em uma espécie de carteira teórica de ações que detém os ativos que mobilizam o maior contingente de negociações.

índice ibovespa funcionamento
Saiba o que é e também como funciona o índice Ibovespa. Fonte da imagem: Freepik

De fato, ele movimenta cerca de 80% da totalidade diária. Por exemplo, entre os ativos negociados no IBOV estão Petrobrás (PETR4), Ambev (ABEV3) e Vale (VALE3).

Periodicamente, a cada 3 meses, essa carteira do IBOV passa por uma reavaliação. Desse modo, a composição de ativos costuma variar no decorrer do tempo.

Como funciona a pontuação do indicador IBOV?

-- Continuar depois da publicidade --

Atualmente, a pontuação do índice Ibovespa nada mais é do que a ponderação do valor em reais das ações que fazem parte do indicador. Em outras palavras, uma carteira que tivesse o mesmo escopo que o IBOV, que por sua vez contém 81 ações, custaria cerca de R$100 mil. Aliás, 100 mil é o volume de pontos do IBOV,

Ou seja, cada ponto do IBOV equivale a R$1. A despeito da quantia de pontos ser útil para compreender o nível de valorização, o mais crucial na análise o indicador não é a quantidade de pontos em si, mas o quanto ela varia ao longo de um determinado período.

Dito de outra forma, isso quer dizer que quando o IBOV subiu ou caiu 1%, as ações que fazem parte do índice apresentaram essa mesma conduta. Sendo assim, o indicador em questão funciona como não só um indicador, mas também um ponto de referência para o desempenho dos fundos de renda variável e das ações.

Surpreendentemente, não há a possibilidade de se investir de forma direta no IBOV, uma vez que ele não é um ativo. Todavia, pode-se procurar por alternativas que fazem parte do indicador, tais como:

  • Fundos de ações Ibovespa;
  • Contrato Futuro;
  • Minicontratos de Índice;
  • Fundos negociados em bolsa de valores (ETFs).

Até quando o PicPay vai render 210% do CDI? Confira aqui

O principal destaque do PicPay diante de seus principais concorrentes no mercado financeiro digital é o fato de conseguir colocar promoções no ar que fazem sucesso entre os clientes. É o caso do próprio CDI a 210%.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...