Ocorre, na próxima segunda-feira (01), o início do prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) em 2021. Ela, então, se dá em relação aos rendimentos que os brasileiros obtiveram no ano de 2020. Os aposentados e pensionistas, por sua vez, precisam obter junto ao INSS o comprovante de rendimentos. Aprenda como fazer hoje, 25/02.
Esse é o documento que comprova qual é o valor que o beneficiário da Previdência Social recebe anualmente. Além disso, é ele que atesta eventual isenção de recolhimento ou mesmo de necessidade de declaração de imposto de renda.
Portanto, é imprescindível que os beneficiários do INSS saibam, desde já, como fazer a emissão do documento. Com isso, evitam-se alguns sufocos. Por exemplo, problemas de solicitação documental em eventual congestionamento dos canais previdenciários.
Como o obter o comprovante de rendimentos do INSS?
O extrato com os ganhos previdenciários dos aposentados e pensionistas tem emissão, de forma fácil, pelo aplicativo do INSS para celular. Também, pelo site. Para emiti-lo, basta seguir esses passos:
- Primeiramente, entrar no portal Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome;
- Logo em seguida, fazer o login com a senha de cadastro para obter o comprovante de rendimentos do INSS;
- Por último, deve-se clicar, dentro do Meu INSS, em “Serviços em Destaque”. Então, é preciso clicar em “Extrato de Imposto de Renda” e, na próxima página, em “Ano Calendário”, escolhendo-se o ano de 2020.
Com isso, as informações de pagamento têm exibição em tela e é possível realizar seu download em PDF. O documento do INSS deve ter apresentação para fins de IR até o final de abril. Contudo, em razão da pandemia, há chances de prorrogação do prazo.
A declaração do imposto de renda deve ser feita por todos os beneficiários que recebam R$ 40 mil ou mais anuais da Previdência Social, mesmo que isentos de recolhimento do IR. Para isso, deve-se apresentar o comprovante de rendimentos do INSS.
Bancos procuram aposentados do INSS para sacar dinheiro esquecido; entenda
Um dinheiro extra sempre é muito bem-vindo por qualquer pessoa. E em tempos de pandemia, receber algum valor que não se lembrava que tinha direito, se torna ainda melhor. Considerando isso, bancos procuram aposentados do INSS para sacar dinheiro esquecido.